Opinião

Turismo no Cuito Cuanavale

A província do Cuando Cubango foi, durante anos, chamada de “terras do fim do mundo”, devido ao estado em que se encontrava após o longo conflito no país.

28/03/2023  Última atualização 05H15

Assolada durante muito tempo pela guerra e pelo conflito armado, o Cuando Cubango ainda vive as sequelas e a realidade do pós-guerra, mas vai reerguendo-se e as autoridades locais já a consideram como "terras do progresso”.

O Cuito Cuanavale é um dos municípios do Cuando Cubango que sofreu bastante os efeitos do conflito armado no país, não fosse lá o palco de uma das maiores e mais célebres batalhas registadas no país e onde o então exército racista da África do Sul foi derrotado militarmente, dando lugar ao fim do regime do apartheid e a libertação de Nelson Mandela, bem como a aceleração do processo de independência da Namíbia.

A semelhança do que acontece um pouco por toda a província, o Cuito Cuanavale também vai dando o ar da sua graça no que ao desenvolvimento diz respeito.

Vários projectos estão traçados para fazer daquele local conhecido internacionalmente um sítio bom para se viver. Um deles é aquele com o qual o Executivo pretende fazer do Cuito Cuanavale um dos maiores roteiros turísticos da África Austral.

Para a materialização deste projecto vai ser gizada uma série de acções, destacando-se a inventariação do património histórico-militar, mapeamento, preservação, construção de infra-estruturas para simbolizar os monumentos históricos, divulgação, valorização e rentabilização de todo o arsenal de guerra usado durante os conflitos.

Vai tratar-se de um projecto único a nível da região, pois, como referiu Rui Lisboa, presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Gestão para a Região do Okavango (ANAGERO), a criação do roteiro turístico de libertação da África Austral será um elemento diferenciador, comparativamente a de outros países da região do Okavango, cujo produto turístico assenta somente no potencial natural.

A criação deste roteiro destaca-se pelo facto de proporcionar oportunidades de integração de ex-militares no sector turístico, como guias turísticos, para além de inúmeras oportunidades de negócios para os empresários nacionais e estrangeiros.

Depois de criadas as condições essenciais para a implementação do roteiro, os empresários terão, no Cuito Cuanavele, mais uma opção de investimento no sector do Turismo.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião