Cultura

Tunjila Tuajokota e Socorro em alta no Festival Balumuka

Analtino Santos

Jornalista

O grupo Tunjila Tuajokota e Socorro foram os artistas em destaque no Balumuka Festival, enquanto a inclusão de Patrícia Faria, Gabriel Tchiema e Totó ST aproximou públicos diferentes no decorrer do evento que encerrou, este domingo, no Palácio de Ferro, em Luanda.

29/05/2023  Última atualização 11H40
Jovens de Malanje mantêm o rigor das canções e rítmos tradicionais da região kimbundu © Fotografia por: DR

As noites de sábado e sexta-feira com as exibições de Socorro e Tunjila Tuajokota foram marcantes para  a assistência e organização. Estes dois nomes da música nacional mostraram a força da música ancestral e justificaram um outro olhar dos agentes culturais e empresários que perderam uma oportunidade de apreciar cinco dias de boa música.

Socorro fez dançar nos estilos kilapanga, belissango, soukouss e outros, durante quarenta minutos, sob suporte da sua banda, que contribuiu muito para a actuação dos cantores.

Tunjila Tuajokota mostrou o "diembe" e "madurma" de Malanje. Os irmãos Kanjila,  vocalistas principais, e Zango da Massa, compositor, apresentaram os principais sucessos, entre os quais "Virou Pincho”, "Makuma Mambo" e "Família Chiclé", também estiveram em evidência na noite de sábado.

Gabriel Tchiema actuou no dia dedicado à África, 25 de Maio, e deixou patente que é possível combinar tradição com modernidade num festival que contou com Totó ST e Patrícia Faria, que fizeram, também, um diálogo entre propostas urbanas e rurais.

O Festival Balumuka-Baluarte da Música Angolana, um evento dedicado à música de raiz angolana, visa valorizar intérpretes e instrumentistas que marcam esta corrente rítmica. O evento é, também, alargado a palestras e oficinas de construção e execução de instrumentos.

Pretende ser anual e internacional de forma a contribuir como plataforma interventiva em prol da valorização e promoção da música e dos instrumentos tradicionais angolanos.

O grupo coral Kima Kietu, Jovens de Caculama, Malamba do Lombe, Kudimuena Kota, Adietu, Kamba Dya Muenhu,  Kumbi Lixia, Gari Sinedima, Família Chiclé, Coral Lírios, Ngana Munana, Brilhantes do Kiwba Nzoji, Ngunza Ku Marimba,Netos de Ngola Mbandi, Doy do Soweto, Mizangala, Vindjombas, Jakana, Tua Moneca, MM Yetu, Meninos da Fubu e Nguami Maka estiveram, também, no "Balumuka".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura