A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
O grupo Tunjila Tuajokota e Socorro foram os artistas em destaque no Balumuka Festival, enquanto a inclusão de Patrícia Faria, Gabriel Tchiema e Totó ST aproximou públicos diferentes no decorrer do evento que encerrou, este domingo, no Palácio de Ferro, em Luanda.
As noites de sábado e sexta-feira com as exibições de Socorro e Tunjila Tuajokota foram marcantes para a assistência e organização. Estes dois nomes da música nacional mostraram a força da música ancestral e justificaram um outro olhar dos agentes culturais e empresários que perderam uma oportunidade de apreciar cinco dias de boa música.
Socorro fez dançar nos estilos kilapanga, belissango, soukouss e outros, durante quarenta minutos, sob suporte da sua banda, que contribuiu muito para a actuação dos cantores.
Tunjila Tuajokota mostrou o "diembe" e "madurma" de Malanje. Os irmãos Kanjila, vocalistas principais, e Zango da Massa, compositor, apresentaram os principais sucessos, entre os quais "Virou Pincho”, "Makuma Mambo" e "Família Chiclé", também estiveram em evidência na noite de sábado.
Gabriel Tchiema actuou no dia dedicado à África, 25 de Maio, e deixou patente que é possível combinar tradição com modernidade num festival que contou com Totó ST e Patrícia Faria, que fizeram, também, um diálogo entre propostas urbanas e rurais.
O Festival Balumuka-Baluarte da Música Angolana, um evento dedicado à música de raiz angolana, visa valorizar intérpretes e instrumentistas que marcam esta corrente rítmica. O evento é, também, alargado a palestras e oficinas de construção e execução de instrumentos.
Pretende ser anual e internacional de forma a contribuir como plataforma interventiva em prol da valorização e promoção da música e dos instrumentos tradicionais angolanos.
O grupo coral Kima Kietu, Jovens de Caculama, Malamba do Lombe, Kudimuena Kota, Adietu, Kamba Dya Muenhu, Kumbi Lixia, Gari Sinedima, Família Chiclé, Coral Lírios, Ngana Munana, Brilhantes do Kiwba Nzoji, Ngunza Ku Marimba,Netos de Ngola Mbandi, Doy do Soweto, Mizangala, Vindjombas, Jakana, Tua Moneca, MM Yetu, Meninos da Fubu e Nguami Maka estiveram, também, no "Balumuka".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA 45ª sessão do Comité do Património Mundial, que terminou na segunda-feira, em Riade, na Arábia Saudita, inscreveu 42 novos sítios e aprovou a extensão de cinco sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO.
A cantora Pérola vai abrilhantar amanhã à noite, no cine Atlântico, em Luanda, um concerto ao vivo, onde irá brindar os seus fãs com várias surpresas, dentre elas a interpretação de alguns temas do mais recente álbum intitulado “Sincera”.
O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.