O Estádio 11 de Novembro, em Luanda, vai estar aberto temporariamente, nos próximos dias, para a realização dos jogos internacionais, após a sua interdição, no ano passado.
A participação da Mauritânia no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN) terminou, esta sexta-feira, depois de perder, 0-1, contra o Senegal, que garantiu a passagem às meias-finais, em jogo referente aos quartos-de-final.
A Tunísia despediu-se do Campeonato do Mundo de futebol, que decorre em Qatar, com uma vitória histórica sobre a França, campeã em título, na terceira jornada do Grupo D da fase regular.
O golo de Khazri no início da segunda etapa marcou pela primeira vez o triunfo da selecção tunisina sobre os franceses, que jogaram sem os titulares.
Com objectivo de chegar à outra fase, mesmo pendente da Austrália, a Tunísia impôs-se no jogo nos primeiros minutos com pressão à selecção francesa. A selecção africana contou com o apoio dos adeptos em grande número no Estádio Education City que vaiaram a Marselhesa, o hino da França. A Tunísia foi colónia francesa nos séculos XIX e XX e declarou a independência apenas em 1956.
Os tunisinos viram a França de Didier Deschamps liderar o grupo com seis pontos, resultante de duas vitórias, seguido pela Austrália com os mesmos pontos, mas com saldo de golos inferior (3 a 1). De regresso a casa, viu a companhia da Dinamarca.
História do jogo
Aos sete minutos, os comandados de Jalel Kadri abriram o placar depois de uma bola parada. Khazri cobrou uma falta na área, Ghandri antecipou-se e desviou a bola para o fundo da rede. O defesa tunisino viu o golo anulado por estar ligeiramente adiantado.
A França conseguiu ter a posse de bola por um pouco e ensaiou uma reacção. Com a aproximação do intervalo, os tunisinos foram mais perigosos. Em duas oportunidades assustaram os franceses. O inconformado Khazri teve a bola aos pés. A primeira vez rematou fora da área e obrigou Mandanda a fazer a defesa apertada. Na segunda, recebeu o passe de Slimane e cruzou rasteio na pequena área, mas não tinha ninguém para completar a jogada.
A festa africana acontece na segunda etapa. A Tunísia era a mais efectiva e perigosa. Aos 12 minutos, Skhiri ganhou de Fofana e tocou atrás para Laidouni que accionou Khazri. O camisa 10 passou por dois adversários e rematou à saída de Mandanda, abrindo o placarde. Em decorrência do lance, o autor do golo lesionou-se e foi substituído.
O seleccionador francês não gostou de ficar atrás no placard e providenciou a entrada de alguns titulares. Mbappé, Rabiot e Saliba entraram na quadra numa só sentada. Pouco depois, Griezmann e Dembelé entraram para melhorar o sector ofensivo.
As mudanças surtiram efeitos. Na recta final, a França levou mais perigo à baliza tunisina e teve mais posse de bola. O golo de empate era o objectivo imediato. No último lance do jogo, Griezmann ficou com a bola após a defesa tunisina afastar mal. Encheu o pé e desferiu um golpe. A bola resvalou no guarda-redes Dahmen e balanceou as redes.
O VAR verificou o lance e chamou o árbitro de campo. Matt Conger confirmou o impedimento de Griezmann e invalidou o golo francês.
AUSTRÁLIA X DINAMARCA
Com o selo de Doha, a Austrália ganhou à Dinamarca por 1-0 e carimbou o passaporte para os oitavo-de-final. Os australianos fazem a festa por voltar a vencer pela segunda vez consecutiva num campeonato do mundo.
Com
a derrota, os europeus regressam a casa com as contas por se apurar. Só no
final da competição, saberão qual é o valor atribuído pela FIFA pela
participação no Mundial de Qatar'2022.
Griezmann valoriza vitória dos africanos
O atacante francês Griezmann destacou a reacção dos tunisinos, adversários na
terceira jornada do Grupo D da fase regular do Campeonato do Mundo que decorre
no Qatar, e ressaltou o objectivo da equipa treinada por Didier Deschamps. A
derrota dos campeões mundiais (0-1) não se reflectiu na classificação do grupo.
"É complicado jogar esses tipos de partidas com muita mudanças e usamos muito o banco de suplentes. Eles deram tudo de si, mas estamos classificados. Isso é o mais importante", disse o canhoto francês após o apito final.
O jogador do Atlético de Madrid marcou o golo na recta final da contenda, mas viu o VAR recomendar ao árbitro a anulação do tento.
A França entrou no jogo já com o visto para os oitavos de final e cumpria calendário para confirmar a liderança do grupo. Didier Deschamps optou levar uma equipa alternativa.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Argélia venceu a Côte D'Ivoire, por 1-0, esta sexta-feira, a jogar em casa, no duelo referente aos quartos-de-final, no Estádio Nelson Mandela, em Baraki, em Argel e qualificou-se para as meias-finais do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN).
Quando falta um dia para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores nas ligas internas (CHAN), toda a atenção do país está centrada na selecção local, a Argélia, que disputa diante da Côte D’Ivoire o acesso às meias-finais, na próxima sexta-feira, no Estádio Nelson Mandela, situado em Baraki, na capital, Argel.
A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que a cidade russa de Kazan vai deixar de ser o palco que acolhe a edição deste ano da Supertaça Europeia, o jogo vai passar a ser realizado no Estádio Georgios Karaiskakis, em Atenas, na Grécia, no próximo dia 16 de Agosto.
A Mauritânia bateu o Mali, por 1-0, no Estádio Miloud Hadefi e garantiu o apuramento para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores das ligas internas (CHAN), pela primeira vez na história, em jogo referente ao grupo D.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.