Cultura

Tuneza realiza espectáculo

Manuel Albano

Jornalista

O grupo Tuneza apresenta na sexta-feira, às 19h00, no restaurante Dolce Farniente, no Camama, em Luanda, um espectáculo de humor, no âmbito do projecto “Bla,bla, bla”, informou, ontem, o porta-voz do grupo, Costa Vilola.

15/04/2021  Última atualização 11H28
Grupo tem previsto a realização de vários projectos este ano além dos programas de televisão © Fotografia por: DR
O humorista adiantou ainda que o espectáculo, concebido em formato de "stand up comedy”, inclui um número diversificado de sátiras, baseadas em determinados assuntos do quotidiano, entre as quais a Covid-19.

Daniel Vilola, Cesalty Paulo, José Chieta e Orlando Kikuassa, explicou, prometem criar momentos de muita alegria, com cenas caricatas, desde o surgimento dos primeiros casos da Covid-19 no país até o momento actual.

A dinâmica dos acontecimentos que movimentam diariamente os musseques e bairros nobres, a delinquência, a questão da saúde pública, educação, saneamento básico, o custo de vida dos angolanos, os casos de adultérios, homossexualidade, incluindo os discursos, promessas, planos e propostas de governação apresentados pelos partidos e o comportamento dos angolanos vão ser a tónica dominante do espectáculo, com a duração de mais de uma hora. 
Jornada

O grupo, continuou, tem implementado algumas reformas nos espectáculos, ao longo dos anos, para tornar o produto final mais atractivo, actual e com propostas temáticas sobre o quotidiano. O mês passado, revelou, o grupo celebrou o 18º aniversário e preparou uma série de espectáculos para saudar a data.

Para dar sustentabilidade alguns dos projectos artísticos e socais do grupo, com destaque para o programa "Showlestra”, que teve início em 2018, onde foram realizadas palestras motivacionais dirigidas aos adolescentes e jovens em escolas públicas e privadas de Luanda e Benguela, Costa Vilola informou que têm pretensão de outros acordos de  parceria.

O quarteto de humoristas, disse, atingiu a maior idade e está a preparar um novo max single, o volume III da colectânea "Humor ao Domicilio”. "Temos outras surpresas, mas ainda é prematuro avançar quais são. A pandemia tem criado constrangimentos à classe artística, ao ponto de termos de nos reinventar para manter o grupo no activo”.

Apesar das limitações impostas pela Covid-19, que tem sido um entrave, o regresso gradual à normalidade das actividades culturais e artísticas, referiu, está a permitir a realização de alguns planos adiados. "O processo de amadurecimento e as conquistas dos grupo têm sido consolidados devido a determinação, união e disciplina dos integrantes”, defendeu o humorista.

Porém, criticou a falta de apoio dos empresários nacionais, um dos entraves  que dificulta a materialização dos projectos. Por essa razão, disse, deram início há três anos da implementação de projectos sustentáveis, mais focados no mercado interno, como forma de consolidar outros projectos culturais.Os Tuneza é formado, actualmente, por quatro  elementos, Costa Viola, Tigre Chieta, Cesalty Paulo e Orlando Kikuassa. A 3 de Março de 2003, o grupo davam os primeiros passos na carreira e hoje são dos maiores grupos de humor angolano. Tem no currículo projectos televisivos de grande audiência, como "Fora de série”, "Mambos da banda”, "Coisas doida” e "No Cubico dos Tuneza”. 

Este ano, para saudar mais um aniversário, o grupo realizou três espectáculos, o primeiro no Club S, junto ao embarcadouro do Mussulo, o segundo no restaurante Dolce Farniente, e o terceiro, no passado fim-de-semana, no espaço Yevam Club, no Zango 3, em Viana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura