Mundo

Tumulto no comício do Presidente do Rwanda faz um morto e 37 feridos

JA Online

Uma pessoa morreu e 37 outras ficaram feridas, domingo, num tumulto durante um comício organizado pelo Presidente do Rwanda, Paul Kagame, para as eleições nas quais é candidato à reeleição.

24/06/2024  Última atualização 13H48
Tumulto no comício do Presidente do Rwanda faz um morto e 37 feridos © Fotografia por: Direito Reservado

A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo governo ruandês a explicar que o incidente ocorreu no distrito de Rubavu (oeste do país), onde "houve distúrbios no portão através do qual, os participantes saíram" do evento da Frente Patriótica Ruandesa (RPF), partido do Presidente, Paul Kagame.

"A equipa médica presente no local fez tudo o que estava ao seu alcance mas, infelizmente, uma pessoa perdeu a vida, enquanto outras 37 ficaram feridas", indica-se no comunicado, acrescentando que "quatro pessoas gravemente feridas foram transportadas para o hospital principal de Kigali".

Na véspera, Paul Kagame, que governa o país há 24 anos, marcou presença no distrito de Musenze, no noroeste do país, num estádio repleto de vários milhares de apoiantes, para a abertura oficial da campanha.

Perante a multidão, a maior parte da qual tinha sido trazida de autocarro, Kagame defendeu o historial da "democracia" no Ruanda, parecendo responder às críticas sobre a repressão da oposição.

De acordo com a Lusa, nove milhões de eleitores estão inscritos para as eleições presidenciais marcadas para 15 de Julho que, pela primeira vez, se realizam em simultâneo com as eleições legislativas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo