Especial

Tshisekedi defende livre circulação como estímulo ao turismo regional

Paulo Caculo

Jornalista

O Presidente cessante da SADC, Félix Antoine Tshisekedi, defendeu a livre circulação de pessoas e bens como estímulo ao desenvolvimento do turismo inter-regional, reforço do intercâmbio, interacção cultural, interpessoal, social e o comércio na região.

18/08/2023  Última atualização 09H21
Presidente Félix Tshisekedi, cessante da SADC © Fotografia por: Contreiras Pipa| Edições Novembro
Ao discursar ontem, no quadro da 43ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo, o também Presidente da República Democrática do Congo (RDC) revelou que a implementação de políticas de livre circulação na região continua a representar um aspecto importante no programa de intervenção regional.

"É encorajador que os membros adoptem cada vez mais acordos bilaterais de isenção de vistos e temos de felicitar e encorajar estas políticas a nível multilateral em relação à nossa comunidade”, disse, para em seguida exortar a implementação do protocolo de mobilidade de pessoas na região da SADC.

"Gostaria em nome da comunidade felicitar o Botswana e a Namíbia por terem aberto a via, tendo permitido que os seus cidadãos atravessem a fronteira sem necessariamente precisar de passaporte”, acrescentou Félix Tshisekedi.

"Na verdade, a livre circulação de pessoas e bens contribui para estimular o turismo inter-regional, reforçar o intercâmbio e interação cultural, interpessoal, social e comercial e os investimentos na região”, argumentou.

O Chefe de Estado da RDC disse, também, que seria omisso se não fizesse referência ao clima de confiança que reina entre os povos da região e a lucidez que orienta os debates. "Não vejo como devia ser feito de outra forma, considerando que queremos fazer do nosso continente um espaço seguro para a circulação de pessoas e bens”, destacou.

Félix Tshisekedi encorajou as Forças de Defesa e Segurança "a continuarem a trabalhar a fim de combater, desmantelar e dissuadir as redes criminosas e terroristas, que abusam da liberdade de circulação que pretendemos ter na nossa região”, sublinhando a necessidade de "erradicar a pobreza através de uma maior interacção regional”, por intermédio da "implementação de programas e projectos com impacto visível na vida dos cidadãos”.

Dia da SADC

Numa mensagem por ocasião do Dia da SADC, o Presidente cessante da organização regional revelou que "desde a sua criação, em 1980, a SADC tem demonstrado solidariedade e unidade inabaláveis na abordagem dos muitos desafios que a região enfrenta”, ressaltando o facto de a região gozar de paz e segurança relativamente estáveis, "apesar das ameaças recorrentes à segurança de alguns Estados-membros da SADC, incluindo a RDC e Moçambique.

"Gostaria de reconhecer a dedicação e liderança de Sua Excelência o Dr. Hage Geingob, Presidente da República da Namíbia e Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC, bem como a dedicação demonstrada pelos funcionários de várias estruturas regionais, que têm uma responsabilidade crucial e contribuem incansavelmente para garantir que a nossa região permaneça pacífica e estável”, frisou.

A região da SADC, segundo ainda Félix Tshisekedi, alcançou uma série de marcos que servem de orgulho, com realce para o bom desempenho patenteado pela organização, como mostra o Índice de Integração Regional Multidimensional da Comissão da União Africana, que atribuiu à SADC uma pontuação elevada em termos de integração regional, em termos de integração financeira, infra-estrutura, comercial e ambiental.

"Permitam-me que aproveite esta oportunidade para encorajar os funcionários dos Estados-membros da SADC, incluindo os embaixadores e altos comissários da SADC em todo o mundo, bem como os meios de comunicação social, a intensificarem os seus esforços de sensibilização sobre a SADC, o seu papel, mandato e realizações. A SADC continua a ser relevante e continuará a sê-lo durante muito tempo”, afirmou.

O Presidente Félix Tshisekedi, recorde-se, passou o testemunho ao homólogo angolano, João Lourenço, da presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para os próximos 12 meses.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial