Política

Troço Zenza–Cacuso vai conferir maior qualidade às viagens

Edna Dala

Jornalista

O ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, afirmou que a reabilitação do troço Zenza do Itombe (Cuanza-Norte) a Cacuso (Malanje) vai conferir maior qualidade às viagens, além de aumentar o fluxo de pessoas e mercadorias de um ponto para o outro.

12/02/2024  Última atualização 10H07
Ricardo D’Abreu destacou entre os desafios o programa de expansão dos transportes públicos © Fotografia por: Edições Novembro

Em reacção ao discurso do líder do MPLA, João Lourenço, no lançamento da agenda política 2024, virada para o bem-estar dos angolanos, o ministro dos Transportes garantiu, no quadro da implementação das acções de reabilitação de infra-estruturas de transportes, que a província de Malanje vai voltar a ter a circulação do comboio.

Entre os desafios, Ricardo d’Abreu realçou a continuidade do programa de expansão dos transportes públicos, como uma das prioridades do Executivo. "Faz parte da nossa agenda, e vamos procurar consolidar, neste período que temos pela frente, para garantir que tenhamos melhorias significativas ao nível dos Transportes Públicos de Luanda e de outras províncias do país”.

O comboio de passageiros para Malanje foi interrompido o ano passado, devido a questões técnicas. Nesta altura, os estudos de impacto ambiental no traçado Zenza do Itombe (Cuanza-Norte)- Cacuso (Malanje), num percurso de 215 quilómetros, estão na fase final, e, a seguir, vai ser lançada a colocação dos carris.

Recentemente, o PCA dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL), Manuel Kanda Kanda, disse que só depois de melhorados os carris, será retomada a transportação de pessoas, uma vez que o cancelamento teve em conta  o asseguramento dos passageiros.

Em relação às acções em curso, o líder do partido dos camaradas sublinhou que o MPLA está a trabalhar para impulsionar o crescimento e o bem-estar dos angolanos, desafios que só serão alcançados "se conseguirmos organizar bem a nossa economia e garantir o desenvolvimento económico e social do país”.

A circulação ferroviária no troço Luanda/Malanje encontra-se interrompida, desde o ano passado, devido ao descarrilamento de um comboio de combustível com 14 vagões, com 818 toneladas de gasóleo.

O acidente aconteceu no ponto quilométrico 230, na localidade de Lússu, a 10 quilómetros da cidade de Ndalatando e resultou no tombo de oito vagões cisternas e danificação de cerca de 150 metros de linha férrea. Em 2021, o CFL registou dois acidentes neste troço. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política