Sociedade

Troço entre Panguila e Burgalheira beneficia de obras de reabilitação

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

Habitantes do Panguila e da zona da Burgalheira, no município do Dande, província do Bengo, mostram-se satisfeitos com o início dos trabalhos de terraplanagem.

18/05/2024  Última atualização 11H15
A via tem 28 quilómetros e na primeira fase vão ser reabilitados dez, visando a melhoria das trocas comerciais na região © Fotografia por: Edmundo Eucílio | edições novembro | caxito

O troço tem 28 quilómetros e na primeira fase vão ser intervencionados dez, com o objectivo de melhorar a circulação rodoviária.

As obras decorrem no âmbito dos programas de responsabilidade social de empresas de construção civil, mobilizadas pela Administração Municipal do Dande.

O mototaxista António Ngunza disse estar satisfeito com o início dos trabalhos de terraplanagem, cuja conclusão vai conferir maior mobilidade de pessoas e bens, tendo em conta que, actualmente, a população enfrenta muitas dificuldades.

Joana Manuel, moradora do bairro Bem-Vindo, elogiou a iniciativa da Administração do Dande e das empresas de construção civil, tendo solicitado atenção especial aos sectores da Energia e Águas, Educação e Saúde.

"Pagamos entre 500 e 600 kwanzas aos mototaxistas e se for de carro 400, o que fica muito caro, além de termos que suportar as pancadas devido aos buracos”, disse, acrescentando que o serviço de terraplanagem deveria abranger os 28 quilómetros.

 Intervenção profunda

O vice-governador para a área Técnica e Infra-Estruturas, Edson da Cruz, que testemunhou o início das obras a cargo de empresas de construção civil que operam no Dande, mobilizadas pela Administração Municipal, garantiu que o Governo Provincial vai continuar a trabalhar para que se faça uma intervenção mais profunda no troço rodoviário, visando a melhoria da circulação de pessoas e bens.

A empreitada, explicou, abrangerá as valas de drenagem e iluminação pública.

Edson da Cruz deu a conhecer que na província do Bengo e em particular no município do Dande estão identificados muitos troços que precisam de intervenção, acrescentando que no Panguila vai ser realizado, na próxima semana, um encontro com as empresas de construção civil, para se criar estratégias no sentido de serem feitos mais trabalhos de melhoria de vias de acesso. Na Estrada Nacional 100, explicou, serão, sempre que possível, feitos trabalhos de tapa-buracos, enquanto se aguarda por intervenção mais profunda, no âmbito de vários programas do Ministério das Obras Públicas. "O Governo local vai continuar a mobilizar meios para algumas intervenções pontuais”.

O representante da WM, Jorge André, disse que estão mobilizados para os trabalhos de terraplanagem as seguintes empresas: ESA - Enerigner Services Angola, Imbondex e a Fazenda Filomena, que operam na área da Burgalheira.

A primeira fase do trabalho de terraplanagem vai durar 15 dias, devendo a Administração Municipal apoiar com cisternas de água.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade