O troço que liga a cidade do Luena até à localidade do Boma, num percurso de 30 quilómetros, vai ser requalificado ainda neste primeiro semestre do ano em curso, garantiu o governador do Moxico.
Ernesto Muangala fez tal garantia durante uma visita de constatação das obras do novo centro prisional, que está a ser construído na localidade do Boma, extremo Leste da cidade do Luena.
Para maior circulação de pessoas e bens que, actualmente, se faz com muitas dificuldades, o governador provincial assegurou que a Administração Local do Estado vai assumir a reabilitação deste troço partindo do Quilómetro Cinco, na Estrada Nacional 180, até ao referido centro prisional.
O governante realçou que a Administração Municipal do Moxico e o Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos estão a trabalhar na contratação e simplificação para a adjudicação da empreiteira que se vai encarregar da obra.
Reconheceu que as condições de transitabilidade deste troço deixam muito a desejar, tendo afirmado que a obra deve começar nos próximos meses, com vista à facilitação e melhorar a circulação da população e transportação de reclusos.
Ernesto Muangala manifestou satisfação pelas condições postas naquele centro prisional e enalteceu o empenho do Ministério do Interior pelos esforços que têm sido imprimidos para a construção do empreendimento, que vai contribuir na redução da superlotação da cadeia do Luena.
O director provincial dos Serviços Prisionais no Moxico, subcomissário prisional Victorino Cambinda, avançou que a obra teve início, em 2014, e está implantada numa área de 24 mil metros quadrados e vai dispor de seis blocos, com uma capacidade para albergar 816 reclusos de ambos os sexos.
Além de outros serviços complementares, a Cadeia do Boma vai, ainda, possuir um posto médico, lavandaria, cozinha, escola com quatro salas de aula e sistema de alarme.
O subcomissário prisional referiu que a Cadeia do Luena tem capacidade para 250 reclusos e, neste momento, alberga 375, mais 125 acima da capacidade de lotação normal.
Sobre a inauguração da nova cadeia, Victorino Cambinda disse que o estabelecimento prisional está, praticamente, concluído e cabe à direcção central dos Serviços Prisionais marcar a data da sua entrada em funcionamento, prevista para este ano.
Sobre as dificuldades ainda existentes, o responsável apontou a falta de iluminação, mau estado da via de acesso, escassez de viaturas para transporte de reclusos, camião cisterna de água, ambulância, motorizadas e um tractor, este último meio para ajudar nos trabalhos a nível dos mil hectares de campo agrícola.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginComo forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.
A província do Huambo acolhe, esta segunda-feira, o acto central das comemorações dos 44 anos dos Serviços Penitenciários, sob o lema: "Serviços penitenciários, 44 anos firmes na reabilitação e reintegração social, consolidando a produção penitenciária", noticiou a Rádio Nacional de Angola (RNA).
O Governo Provincial de Luanda (GPL) informou através das redes sociais, no passado domingo, que já estão em curso os trabalhos de reposição dos sinais verticais vandalizados ao longo da via pública, no troço que liga o Hospital Geral de Luanda ao viaduto do Camama, no munícipio do Kilamba Kiaxi.
Decorreu, em Luanda, na última sexta-feira, uma palestra que serviu para orientar e sensibilizar adultos e adolescentes a respeitar e apoiar os idosos, sobretudo pelo papel que estes desempenham no seio da família, informou o Governo Provincial de Luanda (GPL), nas redes sociais.
Estão esgotados os ingressos para o show do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias três e quatro de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota, enviada pela organização do evento.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.