A gerência do Junkembo adicionou ao elenco anunciado, Proletário e Pedro Cabenha, para o concerto de celebração dos seus cinco anos de existência, o músico Eduardo Paim para dar mais carga à festa.
Na noite de sábado êxitos do "inesperado artista" complementaram o alinhamento previamente definido no qual canções como "Kizombas", "Michele" e demais sucessos dos "artistas esperados".
A Banda Kutunga mostrou mais uma vez a existência de uma safra boa de instrumentos formados no meio religioso e que estão a absorver as dinâmicas do nosso mercado musical. Isto ficou provado no acompanhamento de Eduardo Paím, que apesar de não ter ensaiado aceitou o desafiador convite de Pedro Cabenha para cantar, depois de ter revelado que no sucesso do seu disco de estreia, Eduardo Paím foi determinante como produtor.
O também conhecido como Marechal Kambuengo prometeu refazer "Catatu" de Cabenha passados mais de três décadas. A surpresa da noite não fez uma "canja" apresentou um reportório onde em trinta minutos explorou músicas como "Chiquita", "Rosa Baila","A Minha Vizinha" e "Nguenda". Proporcionou momentos de muita interacção e de dança.
Antes de Eduardo Paím, a animação musical foi de Pedro Cabenha, o primeiro dos artistas anunciados a subir ao palco do Junkembo. Fez vibrar ao optar por um roteiro onde passeou por "Catatu", "Ndaiué", "Jinguela", a sempre pedida "Michele", encerrando o ciclo com "Adiakimi". O artista explorou temas dos discos "Nzoji Yami”, "Ndaiué”, "Mamá Sessá” e "Ngambi”, este último lançado no passado, em que constam músicas como: "Pedrito”, "Saua”,, "Beiral”, "Jinguela” e "Koue”.
Foi com "Kizombas" que Proletário começou a sua exibição depois "Maladolo", obedecendo uma escolha onde temas antigos e do próximo projecto discográfico fossem apreciados por todos. A música "Kimbonbenha" foi muita aplaudida, numa actuação onde Man Prolé transmitiu a sua energia contagiante e passeou dentre outros por "Scania 111", no estilo Minita fez vibrar em "Kanote" e "Sangueguenga".
Depois da música ao vivo, Pedro Chissay, director artístico, garantiu que as responsabilidades aumentaram e ficou a promessa de continuar a contribuir no engrandecimento da cultura nacional. Anunciou que no mês de Maio está confirmado o concerto de Eduardo Paim.
Pedro Cabenha nasceu na aldeia de Nbanzo Kitele, província do Bengo. É um artista forjado na Igreja Metodista e a aventura musical começou no final da década de 1970 como vocalista do agrupamento Proletários. Depois de conquistar o espaço etnolinguístico dos ambundus atingiu reconhecimento nacional em "Michele”, uma história de violência doméstica que é o seu cartão de visita. Cabenha explora mensagens dos ensinamentos absorvidos no meio rural, o quotidiano nos bairros luandenses, apela a preservação de valores culturais, o respeito à tradição e outros assuntos da sua vivência.
Natural de Caculo, Cuanza-Sul, onde nasceu em 1957, Proletário deixa a sua terra natal em 1972 para a capital em busca de concretizar o sonho pela música. Foi no bairro Caputo onde surgem os primeiros passos. Jaime Palanca Kinpungo já foi James Jaime antes da canção revolucionária e o nome artístico Proletário foi um baptismo de David Zé, na altura como integrante do Agrupamento Aliança União FAPLA Povo. O reconhecimento acontece anos 1980. Tem no mercado o álbum "Caminhada” lançado em 2009 e na forja o disco "Carolina do Ebo”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a quarta obra literária intitulada "Minha roupa minhas raizes", com a participação da escritora do Botswana, Paula O. M. Utukile.
O músico Euclides da Lomba vai actuar sexta-feira, às 18h00, no Kilamba Shopping, em Luanda, num concerto denominado “Momento de Elite”, no qual promete levar vários dos seus sucessos musicais, com o suporte instrumental da sua banda.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).