Cultura

Trio 18 Cordas dedilha sucessos no concerto das “Águas de Maio”

Gil Vieira

Jornalista

O Trio 18 Cordas, constituído por Isaú Baptista, Carlos Praia e Mário Gomes, é o cabeça de cartaz do concerto “Águas de Maio”, a ser realizado amanhã, às 19h00, no Museu Nacional de História Natural, na Baixa de Luanda.

16/05/2024  Última atualização 14H30
Guitarristas Isaú Baptista, Carlos Praia e Mário Gomes © Fotografia por: DR

No concerto, promovido pelo Atelier D’Artes Lucengomono e o Museu Nacional de História Natural, o trio vai brindar o público com  vários temas musicais. O conjunto preparou um repertório versátil, constituído por músicas nacionais e internacionais.

Segundo o director artístico do conjunto, Francisco Makiesse, no evento, denominado "Águas de Maio”, procura-se fazer uma transfiguração do valor da água que dá vida e está relacionado com a importância que devemos dar a alguns fenómenos sociais.

O objectivo, explicou, é tentar entender a linguagem da água, a comunicação que transmite gota a gota, fazendo uma junção com o mês de Maio, uma época de boas novas, de grandes inovações tecnológicas e soluções, dos caminhos da fé e o mês do trabalhador que labuta dia e noite para o bem da sociedade.

"Isaú Baptista, Carlos Praia e Mário Gomes, neste concerto ‘Águas de Maio’, vão  partilhar com o público maravilhosas experiências, que vão remeter as pessoas a incríveis sensações produzidas por suas sonantes 18 cordas”, disse Francisco Makiesse, apelando, de seguida, à participação em massa dos amantes da boa música.

Três mestres da guitarra

Isaú Baptista, Carlos Praia e Mário Gomes são três mestres a tocar guitarra, que se unem dialogando e  comunicando através das suas cordas ao ritmo viajante ancestral, onde o semba, o jazz, o nkembo, a música universal de todos os ritmos se encontram para questionar e manifestar as inquietações do homem e da natureza com uma progressão artística, esteticamente refinada.

A lucidez recai sobre o  encanto das cordas de Isaú Baptista,  Carlos Praia e  Mário Gomes, grupo denominado Trio 18 Cordas. Com um repertório sempre temático, feito de temas originais, de hinários, música tocoísta (nkembo) e temas nacionais e internacionais.

Três valorosos jovens, amigos e irmãos espirituais, afectos à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoístas, há algum tempo têm acompanhado diversos artistas angolanos e feito colaborações internacionais. Desta vez, unem-se neste formato através dos seus instrumentos musicais para emanar a harmonia, a verdade, a cura, o conforto, o movimento, a coesão e a paz que a música traz ao corpo e ao espírito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura