A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
O Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA), em Luanda, acolhe hoje, a partir das 18h00, o concerto “Ecos de Harmonia” do Trio 18 Cordas, constituído por Isaú Baptista, Carlos Praia e Mário Gomes, uma realização do Atelier D’Artes Lucengomono, no âmbito da sua agenda cultural e artística 2022.
Segundo uma nota de imprensa, o concerto "Ecos de Harmonia” do Trio 18 Cordas centra-se nas habilidades distintas, de três mestres em guitarra que se unem dialogando e comunicando com as suas cordas ao ritmo viajante ancestral, onde o semba, o jazz e o nkembo.
"A música universal de todos os ritmos encontra-se para questionar e manifestar as inquietações do homem e da natureza com uma progressão artística, esteticamente refinada: A lucidez que recai no en-canto das cordas de Isaú Baptista, Carlos Praia e Mário Gomes, o Trio 18 Cordas”, lê-se na nota.
Isaú Baptista, Carlos Praia e Mário Gomes, três valorosos jovens artistas, amigos e irmãos espirituais, de algum tempo, têm acompanhado diversos artistas angolanos e colaborações internacionais, unem-se neste formato através de seus instrumentos emanar a harmonia, a verdade, a cura, o conforto, o movimento, a coesão e a paz que a música nos remete.
"A magnitude deste trio leva-nos de volta ao tempo de trios como ‘great guitars’ de Barney Kessel, Charlie bird, Herb Ellis formado em 1973 ou então ao grande trio ‘The great guitar trio’ de Al di meola, Paco de lucia e John mclaughlin”, refere a nota.
O concerto musical "Ecos de harmonia” é uma viagem pelo tempo, com olhos na actualidade; mostrar a in-fluência da Música Tokoista e o cuidado com as músicas internacionais dentro da linguagem africana, clássica e jazzística.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.