A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
A Embaixada de Angola em Pretória, na África do Sul, recebeu, esta terça-feira, o lutador de Artes Mistas (MMA), Demarte Pena, que venceu, de forma unânime, o argelino, Elias Boudegzadame, na 12.ª edição do Ares Fighting Championship, em Paris, no passado dia 17 de Fevereiro, para se sagrar campeão mundial, na categoria de peso galo.
A esperança do Petro de Luanda morreu, sábado, nos falhanços de Gilberto, 31´, e Tiago Azulão, aos 45+2´e 68´. A precisar de golos para reviver na Champions, os tricolores desperdiçaram quando não deveriam, para piorar permitiram que o JS Kabylie selasse o apuramento antecipado em pleno minuto 90, quando Mouaki Dadi mostrou a Gilberto como é que deveria ter feito quando tinha o guarda- redes Medjadel pela frente.
A diferença entre tricolores e canários se resume ao lance que definiu a partida e definiu o apuramento antecipado das duas equipas do norte de África, Wydad e JS Kabylie. Os canários guardaram o melhor para o fim, sinal de que nunca perderam a concentração e o discernimento nos largos minutos em que foram encostados às cordas pelos tricolores.
Sem esconder a preferência pelo empate, os canários adoptaram uma paciente atitude de espera, mais do que a matemática infalível do pontito, a equipa argelina foi sempre eficiente nas acções defensivas para não correr atrás do prejuízo.
A intenção de não sofrer primeiro quase causou sérios calafrios ao JS Kabylie porque o Petro conseguiu construir uma estrada para o golo, mas não a finalizou quando parecia estar no fim, senão teria saído ao intervalo em vantagem, mesmo se fosse de dois golos não seria larga demais porque Gilberto e Tiago Azulão tiveram a faca e o queijo na mão.
Mais pressionado pelo resultado, o Petro de Luanda tentou na segunda parte manter o mesmo pensamento da primeira parte, realmente conseguiu manter a bitola e antes da dezena de minutos forçou os canários a simular asa quebrada para forçar a paragem do jogo, para debelar lesões simuladas para quebrar o andamento tricolor.
A esperteza do JS Kabylie surtiu os efeitos desejados, pois a partir do minuto 64´, os canários pela primeira apareceram em campo para discutir o resultado. A maneira como tentou se esticar em campo era sinal evidente de que o plano de jogo do técnico Wassim Moalla era guardar o melhor para o fim.
A maneira como os canários voaram para entrar em jogo quase resultou num auto-golo de Kinito, mas Hugo esteve atento e pela primeira vez sujou o equipamento para defender uma bola difícil. Ainda assim, este lance também ajudou a separar as águas dentro do campo, pois quando minutos depois Tiago Azulão ficou a milímetros do golo, cabeceou ao lado, os adeptos nas bancadas recorreram a pirotecnia para cegar os atletas do Petro de Luanda.
Se o árbitro mandasse parar o jogo, seguramente não estaria a fazer um favor ao Petro de Luanda, combina ou não, a verdade é que a novidade de jogar em meio a fumaça trouxe mais benefícios a quem há muito estava habituado ao truque, tanto é assim que nos derradeiros dez minutos os tricolores literalmente desapareceram porque perderam a fé que move montanhas.
Controlo do jogo
Com o disfarce da bancada a funcionar em pleno, finalmente os canários assumiram o controlo do jogo ainda mais porque começaram a cheirar o golo como nunca antes, em duas ocasiões distintas o estádio quase sofreu um ataque cardíaco quando a bola não entrou na baliza de Hugo, na mais flagrante das oportunidades a recarga de Nait Salem foi às nuvens, com a baliza escancarada.
Neste fase do jogo, só uma equipa tinha realmente o foco nos quartos-de-final, o desnorte do Petro de Luanda tinha razão de ser porque a equipa percebeu que o empate não lhe serviria de consolo. Assim fica fácil perceber por que em pleno minuto 90 a defesa deixou jogar e Mouaki Dadi apareceu isolado e diante de Hugo marcou um golo de belo efeito, um remate fora do alcance do guarda-redes angolano.
A festa do JS Kabylie contrastou com a tristeza do Petro de Luanda, realmente os corpos caídos no relvado depois do golo tinham significados diferentes, a eficiência dos canários garantiu o apuramento antecipado porque o Petro não "quis" marcar!
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA selecção de Cabo Verde entrou pela primeira vez na história no ranking FIFA de Futebol Feminino, anunciou através de um comunicado, esta segunda-feira, a Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), citada pelo Expresso das Ilhas.
Uma comitiva do Petro de Luanda, chefiada pelo presidente do clube, Tomás Faria, esteve, em Espanha, a convite do Villarreal CF para uma visita de três dias, culminada nos actos de celebração do Centenário do Submarino Amarelo, informou, esta segunda-feira, a página de Facebook dos petrolíferos.
A República Centro-Africana (RCA) triunfou, esta segunda-feira, por 2-0, pela segunda vez consecutiva, frente ao Madagáscar, depois de ter alcançado os três pontos na primeira volta do jogo do grupo E referente ao apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar na Côte d'Ivoire, no próximo ano.
A Nigéria venceu a Guiné-Bissau, esta segunda-feira, por 1-0, no Estádio 24 de Setembro, na capital daquele país, em encontro referente à quarta jornada do Grupo A de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN), a realizar-se em 2024, na Côte d'Ivoire.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.