Os Palancas Negras embarcam, este domingo, às 17h00, para a cidade sul-africana de Durban, onde iniciam a competir, terça-feira, no Grupo A da 21ª edição da Taça COSAFA, com os Celacantos das Ilhas Comores, Zebras do Botswana e Piratas das Ilhas Seychelles.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
Com os olhos postos nas meias-finais, a formação do Petro de Luanda defronta, hoje, a partir das 13h30, no Arena de Kigali, a similar do AS Salé de Marrocos, na primeira partida dos quartos-de-final da segunda edição da Basketball African League (BAL).
O desafio desta tarde reveste-se de capital importância para os dois contendores, que estão proibidos de falhar inúmeras vezes, sob pena de regressar de forma precoce para casa.
A fase do "mata-mata" obriga as equipas a atingirem a perfeição. Depois de terem preparado, convenientemente, o desafio desta tarde, os pupilos de José Neto vão procurar colocar em prática a estratégia que traçaram.
Apesar de ter assegurado, de forma apertada, o apuramento para os quartos-de-final da competição, a formação do AS Salé constitui um grande obstáculo para os campeões nacionais, que estão apostados em erguer o título continental, que se encontra em posse do Zamalek do Egipto.
Aliás, os marroquinos do AS Salé ostentam o estatuto de melhor ataque, das oito equipas que se encontram na capital rwandesa. Por isso, a formação do Petro de Luanda está completamente avisada sobre o perigo que representa o opositor.
O treinador brasileiro, que cumpre o segundo ano de contrato, vai colocar uma equipa na quadra que seja capaz de conter o jogo ofensivo dos marroquinos.
Sem qualquer caso clínico, José Neto vai contar com todas as unidades da equipa, onde os destaques recaem para Carlos Morais, Gerson Gonçalves "Lukeny", Aboubakar Gakou, Jone Lopes Pedro, Olímpio Cipriano, Childe Dundão, Gerson Do-mingos, para além dos expatriados Anderson Correia, cabo-verdiano, e Elbert Clark Mathews, norte-americano. Este último ainda não fez qualquer jogo com a formação petrolífera.
Entretanto, o extremo Aboubakar Gakou faz hoje a estreia na BAL, depois de ter falhado a primeira edição, curiosamente, prova disputada em Kigali, por ter sido infectado à Covid-19. Gakou foi um dos elementos preponderantes da equipa petrolífera no torneio de apuramento, disputado no Cairo, Egipto.
Quem também pode estrear na prova é Ângelo Alexandre, da equipa B.
O AS
Salé está disposto a eliminar o representante angolano. Terceiro colocado da
Conferência Sahara, a formação do AS Salé de Marrocos procura, igualmente, o
primeiro troféu. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio entre angolanos
e marroquinos.
Anfitriões medem forças com FAP dos
Camarões
Na segunda partida dos quartos-de-final, marcado para as 17h00, a formação
do Rwanda Energy Group (REG) vai medir forças com a similar do FAP dos
Camarões, para encerrar o primeiro dia de competição.
Vencedor incontestável da Conferência Sahara, tendo superado adversários como A Salé de Marrocos e US Monastir da Tunísia, a equipa do REG está disposta a continuar a fazer história na BAL.
Apesar de disputarem a competição pela primeira vez, os rwandeses do REG tencionam arrebatar o título africano, que se encontra em posse do Zamalek do Egipto.
A jogar em casa diante da sua massa associativa, a equipa do REG apresenta-se a priori como favorita a passar para as meias-finais.
Por
sua vez, o FAP dos Camarões vai procurar contrariar ao máximo, o favoritismo
caseiro do opositor.
Disputa dos "Quartos”encerra amanhã com
duelos aliciantes
Os quartos-de-final da segunda edição da Basketball African League (BAL) encerram amanhã, com a disputa de mais duas partidas.
O Zamalek do Egipto, actual campeão africano, vai defrontar a formação do Seydon Legacy Athlétique Club da Guiné, desafio marcado para as 17h00, no Arena de Kigali.
Com maior ou menor dificuldade, a equipa egípcia vai assegurar o passe para as meias-finais. Na primeira edição, a formação do Zamalek do Egipto terminou a competição de forma imaculada. E, para não variar, os egípcios do Zamalek fizeram o pleno no torneio de apuramento.
Às 13h30 minutos, a formação do US Monastir da Tunísia, finalista vencido da edição experimental, terá pela frente o Cape Town Tigers da África do Sul.
O favoritismo recai, sem sombra de dúvida, para a equipa tunisina.
A competição prossegue, na quarta-feira, com a disputa das meias-finais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Angola falhou o apuramento para as meias-finais, ao perder, quarta-feira(30), por 21-29, diante da Holanda, em partida dos quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que a Eslovénia acolhe até 3 de Julho.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A transportadora aérea angolana - TAAG, reforçou, este sábado, a rota regional essencial, com destaque para as destinadas às províncias, com a sexta encomenda da aeronave do modelo Dash 8-Q400, produzidas por um consórcio do Canadá.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA), Francisco José da Cruz, prestou uma informação detalhada sobre o processo eleitoral angolano aos homólogos dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), acreditados em Addis Abeba.
O município do Tômbwa, o maior em área territorial da província do Namibe, tem 18.019 km². A cidade e comuna-sede é o principal centro urbano do município. Nela vive 60 por cento da população, sendo na sua maioria pescadora. Limitado a norte pelos municípios de Moçâmedes e a leste pelo município do Virei e pela província do Cunene, a sul pela República da Namíbia, e a oeste pelo Oceano Atlântico, Tômbwa, há vários anos, vem enfrentando o avanço das areias do deserto, num desafio ecológico de desfecho imprevisível. Além da comuna-sede, o município possui as comunas do Iona e São Martinho dos Tigres.
O livro “Exercício da Profissão Docente: Imagens, Representações e Desafios” chega ao mercado sob a chancela da editora e distribuidora “Soletrar”, e será apresentado na próxima sexta-feira, 8 de Julho, no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico Tocoísta, em Luanda.
O Chefe de Estado, João Lourenço, destacou, este sábado, a articulação entre os Governos de Angola e da República Democrática do Congo (RDC), em torno de iniciativas comuns voltadas para a estabilização política da região.
Os Palancas Negras embarcam, este domingo, às 17h00, para a cidade sul-africana de Durban, onde iniciam a competir, terça-feira, no Grupo A da 21ª edição da Taça COSAFA, com os Celacantos das Ilhas Comores, Zebras do Botswana e Piratas das Ilhas Seychelles.