Regiões

Triciclo aquático ajuda a monitorar os mangais

Um triciclo aquático para ajudar na monitorização dos mangais, inclusive da avifauna e da flora, foi entregue ao grupo de voluntários Lobito Cidade Limpa, para realizar trabalhos regulares de manutenção higiénica das referidas plantas.

22/03/2023  Última atualização 10H33
Momento da apresentação do dispositivo marinho (abaixo) e quando se fazia ao mar (acima), um ganho para o ambiente na cidade portuária do Lobito © Fotografia por: Sampaio Júnior | Edições Novembro | Lobito

O ambientalista Edson Tadeu Bastos agradeceu em nome do grupo de voluntários a oferta. "Faremos um bom uso do dispositivo”, disse, acrescentando que  é preciso um trabalho mais activo na protecção dos mangais.

Em relação ao uso do novo equipamento, o especialista em questões ambientais afirmou que vai ser uma mais-valia na limpeza da zona, assim como fundamental na preservação da fauna e da flora local.  "Temos realizado um trabalho regular para manter os mangais limpos. Hoje, com o contributo de todos já é possível encontrar zonas bem cuidadas. Este ganho foi possível também graças a desactivação de algumas condutas de águas residuais pela Administração Municipal do Lobito”, destacou.

Edson Tadeu Bastos defendeu também a requalificação urgente das zonas húmidas do Lobito, de forma a garantir um ambiente saudável e sustentável, para os mangais e os flamingos.

O ambientalista explicou que usou recursos financeiros próprios para evitar que os mangais no bairro da Caponte, na cidade do Lobito, desaparecessem. "Sou apaixonado pelos mangais. Era o local onde, depois de sair da tropa, comecei a ter mais hábito de leitura. Passei horas a olhar para os flamingos, por isso hoje sinto necessidade de lutar pela conservação destes sistemas naturais”, descreveu.

"Durante anos, houve uma invasão em grande escala dos mangais. Alguns adolescentes e jovens faziam, regularmente, a pesca nos mangais, onde aproveitavam para caçar os flamingos e destruírem a flora. Uma vez já tivemos o caso de alguém que pretendia entulhar os mangais para construir residências”, disse.

Os mangais, explicou, trazem vários benefícios a flora e a biodiversidade de uma determinada zona, "por  serem um berçário usado na reprodução de milhares de espécies marinhas”.

Os sistemas de raízes dos mangues, continuou, ajudam a estabilizar o solo, prevenindo a erosão nas linhas costeiras. "Eles funcionam ainda como amortecedores costeiros naturais contra tempestades e calemas, bem como diminuem as probabilidades de inundações, assim como ajudam a manter a qualidade da água”, esclareceu.

Algumas espécies de insectos e aves, disse, alimentam-se e aninham nos mangues. "Os mangais dão também suporte e protecção a muitas espécies em risco de extinção, como tartarugas, manatins e algumas aves”, explicou.

 

Natureza

A cidade do Lobito tem várias zonas húmidas que favorecem a biodiversidade e ajudam na retenção das águas. Os mangais na cidade do Lobito são um dos lugares de preferência dos flamingos. "Hoje vemos muitos integrantes da sociedade civil engajados na preservação destes espaços, por os considerarem locais chaves para a flora e a fauna da província de Benguela”, adiantou.

 

Março mulher

O ambientalista Edson Tadeu Bastos informou que, desde sábado último, o grupo de voluntários tem realizado, no quadro do Março Mulher, campanhas de arborização, para melhorar os espaços verdes da Catumbela. "Vamos fazer a plantação de 200 mudas. Esperamos trabalhar com alguns parceiros para alcançar esse fim”, disse.

Actualmente, avançou, é cada vez maior o número de pessoas a entrar para o  grupo. "É o resultado da crescente compreensão sobre o impacto do plantio de árvores para combater o aquecimento local e global”, referiu, acrescentando que o Lobito é uma localidade com temperaturas altas e precisa de muitas árvores.

Muitas cidades, aclarou, são consideradas de bons lugares para viver, devido à grande quantidade de ruas e locais arborizados. "É uma causa que precisa do apoio de todos, em especial da nova geração. Por isso, todos que ajudam neste projecto  de arborização devem ter a gratidão da sociedade, assim como os patrocinadores e amigos que, regularmente, participam nestas iniciativas sociais”, frisou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões