Angola está representada na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na conferência das Nações Unidas sobre a água, sob o lema "Acelerando a Acção Rumo ao Futuro Sustentável".
O Presidente João Lourenço autorizou despesas no valor global de 2,2 mil milhões de kwanzas para obras de requalificação do Cine Alfa 1 e 2, que se transformarão no futuro Museu do Cinema.
O Tribunal Constitucional é indiscutivelmente o principal garante do respeito pela aplicação da Constituição da República (CRA) e fiel guardião do Estado Democrático e de Direito, reafirmou, sexta-feira, em Cabinda, a sua juíza conselheira presidente.
Falando na conferência, alusiva ao 13º aniversário da promulgação da Constituição da República de Angola, na cidade de Cabinda, Laurinda Cardoso realçou a importância do órgão que dirige ao afirmar que a instituição é cada vez mais "um verdadeiro Tribunal dos Direitos Humanos”, cuja missão é a defesa das liberdades e garantias fundamentais.
Destacou que a CRA é um projecto da concretização das normas, através de um processo de maturação das instituições, quer de natureza pública ou privada, o que reforça os fundamentos do Estado angolano, ancorados nos princípios do Estado Democrático e de Direito, no respeito pela dignidade da pessoa humana e na vontade do povo, com o objectivo fundamental da construção de uma sociedade livre, justa, democrática, solidária, de paz, igualdade e de progresso social.
"A Constituição é a lei fundamental e suprema de um Estado que contém normas referentes à sua estruturação, formação dos poderes públicos, distribuição de competências entre o Executivo, Legislativo e Judicial, estabelece os direitos, garantias e deveres dos cidadãos”, sublinhou a presidente do Tribunal Constitucional.
Laurinda Cardoso frisou, por outro lado, que, em relação à protecção constitucional da criança, o conteúdo tem como núcleo essencial a educação integral e harmoniosa, enquanto a protecção à saúde, condições de vida e do ensino constituem absoluta prioridade da família, do Estado e da sociedade, tal como ilustra o número 6, do artigo 36º, da Constituição da República.
Por seu turno, a governadora de Cabinda, Mara Quiosa, baseou o discurso nos aspectos ligados à defesa da criança, apelando à sociedade para prestar a máxima atenção aos menores e em respeito ao estabelecido na Lei Magna.
Durante a conferência, foram abordados "O sistema constitucional de Protecção dos Direitos da Criança, sua evolução no âmbito do constitucionalismo angolano” e uma reflexão sobre a "Constituição e os Direitos Fundamentais e Sociais da Criança”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta quarta-feira, que “apesar dos lamentáveis acontecimentos, devemos ser honestos em reconhecer que a Justiça angolana está cada vez mais dinâmica, actuante e a cumprir com o papel que dela se espera”.
Angola subiu 18 lugares no mapa "Mulheres na Política 2021" da organização União Interparlamentar e a ONU Mulheres, números que demonstram a importância que se dá cada vez mais ao papel do género nas áreas de decisão do país, segundo a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.