Política

Tribunal quer modernizar o sistema de controlo

O Tribunal de Contas quer modernizar o sistema de gestão informatizada do processo de verificação da prestação de contas, a que estão sujeitas mais de duas mil entidades da administração pública e do sector empresarial público, sob sua jurisdição.

05/07/2021  Última atualização 09H19
Presidente do Tribunal de Contas © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
Para o efeito, a presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa, visitou, sexta-feira, o Centro Tecnológico da Huawei, em construção, em Luanda, para inteirar-se de algumas soluções tecnológicas mais avançadas do mercado mundial.


Numa nota de imprensa, o Tribunal de Contas esclarece que perspectiva, entre as suas acções estratégicas, a modernização tecnológica para cumprir a missão de fiscalização das finanças públicas, que a Constituição da República lhe confere.

Com a modernização do sistema de tecnologias de informação, o Tribunal de Contas pretende dar suporte digital e fluidez ao processo de controlo do erário, adianta a nota, enfatizando que constam do plano estratégico da instituição a materialização do visto electrónico e da prestação de contas por via digital.

O director de gestão da Huawei, Zhang Peng, citado no documento, considerou Angola um mercado importante, que tem melhorado a cada dia, tendo salientado haver um grande avanço na digitalização e maior conhecimento no uso das novas tecnologias.

Salientou que em África a missão da sua empresa é ajudar na prestação de serviços públicos de qualidade e digitalizar os processos em papel, pelo que está a estabelecer-se na região austral do continente, com soluções para várias áreas de desenvolvimento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política