O Supremo Tribunal do Quénia prorrogou, na quinta-feira, as ordens de bloqueio do envio de agentes policiais para o Haiti, no mesmo dia em que o Parlamento aprovou um pedido do Governo para enviar 1.000 polícias ao país caribenho para ajudar a lidar com a violência das gangues.
O juiz do Tribunal Superior, Chacha Mwita, disse que tomaria uma decisão a 26 de Janeiro do próximo ano, atrasando efectivamente o envio de agentes de segurança para o Haiti, onde se espera que liderem uma força multinacional apoiada pelo Conselho de Segurança da ONU. Qualquer uma das partes pode recorrer da decisão prevista para Janeiro no Tribunal Superior e, posteriormente, no Supremo Tribunal, o que significa que esta poderá ser uma batalha prolongada para enviar tropas para o Haiti.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou, este domingo, para a crescente ameaça que a desigualdade, o autoritarismo e os conflitos armados representam para os direitos e liberdades da população do planeta.
Mais de 250 soldados sul-sudaneses foram retirados da região Leste da República Democrática do Congo (RDC), onde estavam integrados na força de manutenção da paz nas zonas dos Kivus, no âmbito das diligências de asseguramento no terreno e ajuda às Forças Armadas Congolesas no enfrentamento de grupos rebeldes, com realce para o M23, noticiou, ontem, a AFP.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.
Sob o lema “Promoção da Educação em Direitos Humanos para bem exercer a Cidadania”, a 10ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional vai realizar, hoje, na Sala Multiuso, a 2ª Conferência sobre Direitos Humanos, alusiva ao 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.