Mundo

Tribunal julga recurso contra Bola Tinubu

A Suprema Corte da Nigéria começou, ontem, a julgar o recurso de um candidato da oposição para anular uma decisão judicial que confirmava a vitória do Presidente Bola Tinubu nas eleições de Fevereiro, anunciou a Efe.

25/10/2023  Última atualização 07H55
Presidente nigeriano acusado de favorecimento nas eleições © Fotografia por: DR
Após meses de deliberação, um tribunal rejeitou em Setembro os pedidos de Atiku Abubakar, do Partido Democrático do Povo, e Peter Obi, do Partido Trabalhista, para anular a vitória de Tinubu por supostas fraudes e irregularidades. Os dois ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na votação.

 Abubakar interpôs um recurso, dizendo que o Judiciário cometeu um "erro grave” na sua decisão. Os sete juízes da Suprema Corte devem decidir nas próximas semanas sobre este último desafio. 

Quase 25 milhões de nigerianos votaram nas urnas em Fevereiro, numa eleição geralmente calma, mas marcada por atrasos na contagem e falhas na transferência electrónica dos resultados.

Os resultados foram amplamente aceites pela comunidade internacional, que viu Tinubu ser declarado vencedor com 37% dos votos. Nenhuma contestação legal ao resultado de uma eleição presidencial teve sucesso na Nigéria, que retornou à democracia em 1999

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo