Mundo

Três concorrentes abandonam a corrida

Três dos sete candidatos às eleições presidenciais iranianas anunciaram, on-tem, a sua desistência, a menos de 48 horas do início da votação.

17/06/2021  Última atualização 07H05
© Fotografia por: DR
O primeiro a retirar a sua candidatura foi Mohsen Mehralizadeh, antigo vice-Presidente e um dos dois reformistas na corrida eleitoral - uma informação confirmada por um porta-voz da sua campanha, citado pela agência iraniana Isna, sem apresentar qualquer explicação para a desistência.

Até ao início da noite de ontem, quando faltam menos de 12 horas para o encerramento da campanha eleitoral  Mehralizadeh não tinha emitido qualquer orientação de voto.

Dos sete candidatos a suceder ao Presidente cessante, o moderado Hassan Rohani, referiu que não pôde candidatar-se por ter já cumprido dois mandatos consecutivos, Mehralizadeh era o único a não ultrapassar o limiar de 1% das intenções de voto, segundo o instituto de sondagens iraniano Ispa.

Os outros dois candidatos que abandonaram ontem a corrida eleitoral, no último dia da campanha, são dois ultra conservadores, o deputado Aliréza Zakani e Saïd Jalili, antigo secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, segundo declarações dos próprios, reproduzidas pelos meios de comunicação iranianos.

Ambos apelaram ao voto no líder da Autoridade Ju-dicial, Ebrahim Raïssi.De acordo com o Ispa, eram atribuídos a Zakani 3% das intenções de voto e a Jalili, 3,5%.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo