O bispo auxiliar de Luanda Dom António Lungieki Pedro Bengui defendeu ontem, em Luanda, que em todas as acções os cristãos, políticos e a sociedade devem, sempre, ter a criança no centro das atenções.
Os excursionistas que chegaram ontem a Luanda, com o navio de cruzeiro “Serenade of the Seas”, proveniente da Cidade do Cabo, África do Sul, elogiaram as belezas naturais e os espaços turísticos da capital do país, especialmente as praias.
Cidadãos interessados em fazer a travessia Kapossoca/Mussulo e vice-versa contam, desde sábado, com quatro lanchas electro solares.
O secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário explicou que o Ministério dos Transportes, através da empresa pública Sécil Marítima - Navegação e Turismo S.A, investiu na adquisição de seis embarcações movidas à electricidade, com recurso a painéis solares e baterias, sendo as primeiras em Angola desta categoria.
Rui Carreira acrescentou que as lanchas vêm reforçar a capacidade de transporte de passageiros, nas travessias Kapossoca/Mussulo e vice-versa e, também, passeios marítimos. "As embarcações têm a capacidade de transportar até 14 pessoas e queremos servir não só os moradores do Mussulo, mas, também, os turistas".
O presidente do Conselho de Administração (PCA) da Sécil Marítima avançou que, numa primeira fase, foram fabricadas seis embarcações. "Neste momento, já temos quatro aqui em Angola e, até ao fim do próximo mês, teremos as restantes".
Segundo João Martins, o projecto está avaliado em 600 mil dólares. As embarcações, explicou, vão funcionar na travessia Kapossoca/Mussulo e vice-versa, de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas. "O preço vai variar de 500 a 1.000 kwanzas durante os dias de semana e no fim-de-semana de 1.500 a 2.000".
Capacidade
O director técnico da Sécil Marítima, Benjamin Gomes, explicou que as embarcações estão equipadas com dois motores eléctricos, painel solar, com 12 placas, e oito baterias que recebem a corrente eléctrica e depois transmitem ao motor.
Com uma composição feita de fibra de vidro, as embarcações, de acordo com o técnico, têm um tempo de vida útil de até pelo menos dez anos, dependendo do uso.
As embarcações, continuou, têm uma autonomia de 14 horas ou mais. "Daqui até ao Mussulo, com a maré calma, levam mais ou menos 15 minutos e com a maré agitada o dobro do tempo, que são trinta minutos", disse.
Benjamin Gomes avançou que as embarcações têm a capacidade de armazenar carga, o que lhe dá autonomia de funcionar durante a noite.
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