Sociedade

Trânsito continua aberto no troço entre as Salinas e os Ramiros

António Cristóvão

Jornalista

O trânsito continua aberto no troço entre as Salinas e os Ramiros, no município de Belas, apesar das obras iniciadas no pavimento da Estrada Nº 100, para travar as fissuras provocadas pelas chuvas, na noite de segunda-feira e durante o dia de terça-feira, em Luanda.

30/11/2023  Última atualização 08H45
O trâfego está a ser efectuado apenas numa das faixas de rodagem apesar das obras que decorrem no trajecto © Fotografia por: Edições Novembro

A garantia foi dada pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (MINOPUH), Carlos Alberto dos Santos, durante o anúncio do início da empreitada "emergencial” daquele troço que liga a província de Luanda ao Sul do país.

O ministro, que esteve no local para avaliar o assentamento do pavimento e as fissuras causadas por um assoreamento na passagem hidráulica, garantiu que está a ser feito um trabalho de emergência para se evitar o encerramento da via.   

Carlos Alberto dos Santos reconheceu que o problema também foi registado no município de Seles, na província do Cuanza-Sul. "É uma situação que vai acontecendo pelo país, em parte devido às ravinas”, esclareceu.

A obra, informou, está a cargo da empresa Omatapalo, que vai trabalhar no desassoreamento das passagens hidráulicas para o estancamento das ravinas. "Temos três ravinas críticas. Actualmente, o trabalho está a ser feito nas localizadas na Estrada Nacional Nº 100”, realçou.

Para o ministro, o assentamento causou, aceleradamente, uma fissura em três pontos da estrada, devido às chuvas. "Com estes meios todos podemos estancar as ravinas que existem”, disse, acrescentando que além da intervenção na estrada nº100 vão trabalhar, também, na reabilitação de algumas vias das províncias do Bengo, Cuanza-Norte, Uíge e Zaire.

Vias fundamentais

As Estradas Nacionais afectadas pelas chuvas vão merecer atenção do MINOPUH, garantiu, na terça-feira, Carlos Alberto dos Santos, que trabalhou, ontem, no Bengo, na consignação da empreitada para a reabilitação da via de Nambuangongo, fundamental na ligação com a província do Uíge, no troço Quibaxi/Dange. 

Durante a visita, o dirigente reconheceu que o trânsito está encerrado naquela estrada devido ao estado da via. Situação semelhante, realçou, existe no Zaire, no troço Mucula para a Casa Telha, assim como no Cuanza-Norte, na via que liga a região de Cambondo ao Golungo Alto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade