Sociedade

Trânsito automóvel é reaberto na Avenida Comandante Valódia

O trânsito automóvel na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, que havia sido interdito na noite de sábado, devido ao desabamento do edifício número 76-78, foi reaberto domingo, após a remoção da maior parte dos escombros.

28/03/2023  Última atualização 07H19
© Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro

O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, superintendente Félix Domingos, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que os trabalhos de limpeza vão continuar, sob a coordenação da Comissão Municipal de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

Acrescentou que vai ser feito um trabalho aturado de avaliação de riscos nos dois prédios adjacentes ao que caiu, para se constatar se têm ou não condições de habitabilidade. 

Informou que os moradores dos referidos prédios foram alojados em outras zonas, enquanto se aguarda pelos relatórios finais das comissões técnicas. 

Entre os escombros, disse, foram encontrados alguns pertences, como malas de roupa, botijas de gás, colchões e documentos, que foram entregues aos proprietários. Foram, também, encontrados 134.719.000 kwanzas, aguardando-se pela reclamação do proprietário, segundo Félix Domingos.  

De recordar que, no dia 25 de Março, ocorreu o desabamento do edifício n.º 76-78, na Avenida Comandante Valódia, Distrito Urbano da Ingombota, Município de Luanda. Em resposta, a Comissão Provincial de Protecção Cilvil desencadeou acções de busca, resgate e remoção de escombros, explicou Félix Domingos. 

O momento foi antecedido pela realização de um trabalho preventivo, que teve lugar no passado dia 24, das 18 às 22 horas, em que se efectuou a sensibilização, evacuação e realojamento dos moradores de dois edifícios adjacentes.

A Comissão Provincial de Protecção Civil, segundo Félix Domingos, esclarece que na madrugada do dia 25 de Março, à 1h57, deu-se o colapso total do edifício.

Acrescentou que, para as acções de busca, resgate e remoção dos escombros, foram mobilizados 934 efectivos e 92 meios do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, da Polícia Nacional, do Serviço de Investigação Criminal e de empresas públicas e privadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade