Economia

Transacções da bolsa crescem acima dos 900 mil milhões

Vânia Inácio

Jornalista

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) transaccionou um total de 907 mil milhões de kwanzas de Janeiro a Agosto de 2022, segundo o director do Gabinete de Estudo e Estratégia da Comissão do Mercado de Capitais (CMC).

23/09/2022  Última atualização 07H30
© Fotografia por: DR

Johny Soki revelou à imprensa, à margem de uma acção de formação dirigida a  jornalistas sobre o mercado de capitais, que o volume negociado é atribuído, entre outros factores, ao crescimento do próprio mercado e a uma política de suavização da dívida levada a cabo pela Unidade de Gestão da Dívida Pública.

Acrescentou que o pico das transacções foi influenciado pelas operações de Agosto, quando  foi negociado um valor de 335,8 mil milhões de kwanzas, um incremento de 75 por cento, em relação ao mês de Julho.

As transacções de Agosto decorrem de uma política de suavização da dívida adoptada pelo Ministério das Finanças para substituir "instrumentos indexados à taxa de câmbio ou de maturidades curtas, por outros, com maturidades mais longas para nivelar o perfil da dívida”.

As transacções ocorreram entre a Unidade de Gestão da Dívida Pública (UGD), representada pelo Banco Nacional de Angola (BNA), com os participantes do mercado registados na BODIVA, pelo que o impacto se reflectiu no volume negociado, disse o responsável.

Média de negociações

Média mensal das negociações realizadas na bolsa situa-se acima de cem mil milhões, "o que significa a presença de investidores a vender e comprar”, sendo, ainda, resultado da maior educação financeira e grau de conhecimento dos instrumentos disponibilizados por parte dos investidores.

"As empresas e os investidores estão agora a descobrir o mercado de capitais, pelo que vamos tendo um crescimento paulatino. É provável que, ao final do ano, mais empresas se venham a financiar desta forma”, afirmou.

Apontou a cotação do Banco BAI em bolsa, ocorrida em Julho, bem como o processo de decorrer no mesmo sentido a favor do Caixa Geral de Angola como prova de que "temos um projecto de potenciação de emitentes para captar mais empresas”, admitindo que, até ao final do ano, mais empresas se venham a financiar desta forma.

No cômputo de 2021, o volume transaccionado na BODIVA rondou os 800 mil milhões de kwanzas, menos 13 por cento que o negociado nos primeiros oito meses do ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia