Política

Toyota Tsusho pretende contribuir em projectos sociais no país

Geraldo Quiala e Isaque Lourenço | Nagoya

O presidente da Toyota Tsusho Corporation e cônsul honorário de Angola em Nagoya, Ichiro Kashitani, afirmou, terça-feira, num dos maiores centros industriais e comerciais do Japão, que a multinacional nipónica pretende contribuir para a solução das questões sociais no país, em particular, e em África, no geral.

15/03/2023  Última atualização 08H16
Ichiro Kashitani realçou a visita do Presidente da República, João Lourenço, à empresa com a entrega de uma chave para simbolizar a confiança na cooperação © Fotografia por: Kindala Manuel | Edições novembro | Tóquio

Depois da assinatura de três memorandos com as instituições angolanas, cuja cerimónia foi testemunhada pelo Chefe de Estado, João Lourenço, Ichiro Kashitani realçou que hoje, mais uma vez, se confirma a cooperação com os ministérios da Saúde, da Energia e Águas, e também com a Companhia de Desenvolvimento da Barra do Dande para o desenvolvimento de energias limpas.

"Basicamente em Angola, a Toyota Tsusho vai contribuir para o futuro sorridente das crianças. E espero que a iniciativa da nossa empresa possa chamar outras empresas do sector privado japonês e, para tanto, eu vou exercer também o meu papel de cônsul honorário de Nagoya para que isso aconteça”, declarou.

Ichiro Kashitani sublinhou que a multinacional vai continuar a apoiar Angola na resolução das questões sociais, principalmente, àquelas que afectam directamente as crianças: "O lema do grupo Toyota Tsusho em África é para o futuro das crianças.

Já no Fórum de Negócios Angola – Japão, o presidente e director executivo (CEO) da Toyota Tsusho Corporation, Ichiro Kashitani, havia convidado, em Tóquio, os empresários do seu país a apostarem no mercado angolano. No primeiro dia da visita oficial do Presidente da República, Kashitani considerou haver em Angola inúmeras oportunidades e bastante seguras para o investimento estrangeiro.

Durante a intervenção no Fórum de Negócios Angola - Japão, iniciativa da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) com a JETRO - Japan External Trade Organization (Organização do Comércio Externo do Japão, na tradução livre do português), o também cônsul honorário de Angola em Nagoya manifestou o total interesse de "ser uma ponte para ligar os dois países".

Referiu que, em Janeiro deste ano, quando regressou a Angola, após a Covid-19, sentiu um país com  potencial e nos encontros mantidos observou, também, haver o comprometimento da governação.

Aos homens de negócios japoneses, o presidente e CEO da Toyota Tsusho Corporation afirmou que fisicamente existe distância entre Angola e o Japão, mas na realidade sente que não há e os investidores encontrarão condições para "bons negócios”.

O reforço da cooperação,  aliás, ficou patente, na última segunda-feira, quando o Primeiro-Ministro nipónico, Fumio Kishida, antes do jantar em privado com o Presidente João Lourenço, recordou que Angola realizou eleições democráticas em 2022 e vive uma "alta estabilidade política”.

"Angola é um país com elevado potencial económico, proeminente na produção de petróleo e rico em recursos minerais", disse o chefe do Governo japonês.

Também, referiu que o Japão vai dar mais importância ao fomento do investimento e dos negócios em Angola, com destaque para os sectores das Energias Renováveis, Agricultura e Saúde, facto agora confirmado com a entrega dos meios e assinatura dos três memorandos com a multinacional Toyota.

Outras áreas, igualmente, mereceram atenção com realce para a Indústria, Segurança, Desminagem, Energia Eléctrica, Desenvolvimento Portuário, Tecnologias de Informação Geo-Espacial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política