A antiga Casa de Reclusão Militar, situada na zona adjacente ao Porto de Luanda, vai mudar de nome para Museu de Luta de Libertação, nos próximos dias.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
Longe dos holofotes desde 2020, por causa da Covid 19, o cantor Toty Samed, que reside actualmente em Portugal, há três anos, regressou ao país em Fevereiro para realizar um show de apresentação do seu primeiro disco, no dia 25, a partir das 19h00, no espaço Nossa Ginga, na rua Tenente Valadin, na Baixa de Luanda.
O show contará com a participação da cantora Nayela Simões e de outros artistas que Toty Samed não aceitou revelar os nomes por ser surpresa para os seus fãs.
O primeiro disco do cantor intitula-se "Moxi”, noventa por cento das músicas foram gravadas pelo próprio em Portugal e contou com a participação de Nayela Simões, Sara Tavares, José Eduardo Agualusa, Mia Couto, Nástio Mosquito, Nossa Apollo, produtor nigeriano, e do cabo-verdiano Jorge Mendes.
O disco tem a co-produção de Calafi Epalanga, produtor angolano residente em Berlim, e de Seid, produtor inglês. O cantor pondera residir definitivamente em Portugal, onde deseja solidificar a sua carreira. Toty canta há quinze anos e considera o lançamento do seu disco de estreia o momento mais alto da sua carreira. Apaixonado pela arte desde pequeno, Toty sempre teve o desejo de cantar, mas foi durante a sua infância e adolescência que aprendeu a tocar guitarra.
Fã de Bonga, Filipe Muken-ga, com quem já partilhou o palco do Palácio de Ferro, Fela Cuti, Stevie Wonder e Miriam Makeba, mas é com o Bonga que Toty sonha em fazer uma música. Em 2016, o artista lançou uma EP de seis músicas intitulado "Ingombota”. Recentemente, Toty Samed assinou um contrato com a Sony Music Portugal e revelou que tem feito muitos concertos em terras lusas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga foi distinguido, sexta-feira, com o título de Professor Emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Um dia antes de comemorar 83 anos, Kituxi a principal referência da música tradicional angolana foi homenageado, este sábado, no projecto Praça do Semba, no município do Cazenga, Luanda, pela trajectória artística.
Kigali vai acolher a primeira edição do Trace Awards & Festival, de 20 a 21 de Outubro, um evento que celebra a criatividade, o dinamismo e a credibilidade da música e da cultura africana, soube o JA Online, através de uma nota.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.