As canções concorrentes às 17 categorias da edição 2022 do Top Rádio Luanda serão divulgadas, amanhã, durante a emissão especial do programa Kialumingo, depois de concluída a fase de selecção que arrancou a 27 de Novembro do ano passado, com músicas produzidas nos dois últimos anos.
Esta semana foi apresentada uma das inovações do Top Rádio Luanda que é o Conselho de Avaliação, um órgão responsável pelo acompanhamento e selecção das músicas da primeira fase e de analisar o conteúdo (letra, composição, arranjos e melodia) das músicas em concurso.
O Conselho de Avaliação para a seleção das músicas do concurso de música da Sintonia da Kianda foi nomeado pelo presidente do Conselho de Administração da Rádio Nacional de Angola, Pedro Cabral.
O Conselho de Avaliação artística é constituído por: Salas Neto (jornalista), Gersy Pegado (cantora), Malaryah (músico e produtor), Maneco Vieira Dias (agente cultural ), Raimundo Salvador (pesquisador cultural), Edson Macedo (crítico musical), Hamilton Domingos (administrador técnico da RNA) e membros da comunicação.
O lançamento do regresso do Top Rádio Luanda, após três anos de ausência, foi realizado no dia 27 de Novembro do ano passado, também numa edição do programa Kialumingo, no qual foram anunciadas as categorias e menções honrosas. A gala de consagração acontecerá no início de Março e nesta edição estão a concorrer excepcionalmente as músicas produzidas nos últimos dois anos.
Esta edição tem como novidade a categoria afrobeat fusion, em função das novas tendências e para a agregar as ramificações do afrobeat e afrohouse às habituais categorias como: Afro Jazz, Folclore, Gospel, Balada, Voz Feminina Revelação, Voz Masculina Revelaçao, R&B, Voz Feminina do Ano, Voz Masculina do Ano, Banda Musical, Versão, Melhor Kizomba, Melhor Semba e Melhor Kuduro.
Ainda constam o Prémio Carreira e nas menções honrosas: Produção discográfica do ano, Vídeo do Ano, Produtor do Ano, Compositor do Ano e Empresário do Ano. A organização também entregará Diplomas de Mérito a produtores, promotores, patrocinadores, sponsores, conexos produção musical, amigos da música, instituições, empresas e individualidades que apoiam a música.
A segunda fase arrancará depois do anúncio dos artistas a concorrem nas diferentes categorias. O Top Rádio Luanda ao longo dos anos tem distinguido em diferentes categorias da música e é uma iniciativa daquela estação emissora do grupo Rádio Nacional de Angola. Ao longo dos últimos a Gala de Consagração acontecia em Janeiro, por ocasião do Dia da Cidade de Luanda, mas esta edição excepcionalmente acontecerá na primeira ou segunda sexta feira de Março.
De acordo com o que foi anunciado em Novembro por José Pedro Benge, nas edições seguintes ,as galas acontecerão no âmbito das celebrações do dia da Rádio Luanda, 4 de Fevereiro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA segunda obra de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
Assinala-se hoje, 6 de Fevereiro, a data da morte do Ohamba (rei) Mandume Ya Ndemufayo, que se suicidou em 1917, depois de resistir com tenacidade à invasão estrangeira. “Mandume Ya Ndemufayo teve uma morte heróica e demonstrou ser um líder com qualidades invulgares; a pátria antes de tudo, a soberania e integridade territorial estavam além das suas ambições pessoais, por isso deu a sua vida às causas mais profundas do povo Oukwanyama e da região vizinha”, diz em entrevista o historiador Tiago Caungo Mutombo.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.