Cultura

Top Rádio Luanda divulga amanhã canções concorrentes

Analtino Santos

Jornalista

As canções concorrentes às 17 categorias da edição 2022 do Top Rádio Luanda serão divulgadas, amanhã, durante a emissão especial do programa Kialumingo, depois de concluída a fase de selecção que arrancou a 27 de Novembro do ano passado, com músicas produzidas nos dois últimos anos.

21/01/2023  Última atualização 10H01
Membros do conselho de avaliação do Top da Rádio Kianda © Fotografia por: DR

Esta semana foi apresentada uma das inovações do Top Rádio Luanda que é o Conselho de Avaliação, um órgão responsável pelo acompanhamento e selecção das músicas da primeira fase e de analisar o conteúdo (letra, composição, arranjos e melodia) das músicas em concurso.

O Conselho de Avaliação para a seleção das músicas do concurso de música da Sintonia da Kianda foi nomeado pelo presidente do Conselho de Administração da Rádio Nacional de Angola, Pedro Cabral.

O Conselho de Avaliação artística é constituído por: Salas Neto (jornalista), Gersy Pegado (cantora), Malaryah (músico e produtor), Maneco Vieira Dias (agente cultural ), Raimundo Salvador (pesquisador cultural), Edson Macedo (crítico musical), Hamilton Domingos (administrador técnico da RNA) e membros da comunicação.

O lançamento do regresso do Top Rádio Luanda, após três anos de ausência, foi realizado no dia 27 de Novembro do ano passado, também numa edição do programa Kialumingo, no qual foram anunciadas as categorias e menções honrosas. A gala de consagração acontecerá no início de Março e nesta edição estão a concorrer excepcionalmente as músicas produzidas nos últimos dois anos.

Esta edição tem como novidade a categoria afrobeat fusion, em função das novas tendências e para a agregar as ramificações do afrobeat e afrohouse às habituais categorias como: Afro Jazz, Folclore, Gospel, Balada, Voz Feminina Revelação, Voz Masculina Revelaçao, R&B, Voz Feminina do Ano, Voz Masculina do Ano, Banda Musical, Versão, Melhor Kizomba, Melhor Semba e Melhor Kuduro.

Ainda constam o Prémio Carreira e nas menções honrosas: Produção discográfica do ano, Vídeo do Ano, Produtor do Ano, Compositor do Ano e Empresário do Ano. A organização também entregará Diplomas de Mérito a produtores, promotores, patrocinadores, sponsores, conexos produção musical, amigos da música, instituições, empresas e individualidades que apoiam a música.

A segunda fase arrancará depois do anúncio dos artistas a concorrem nas diferentes categorias. O Top Rádio Luanda ao longo dos anos tem distinguido em diferentes categorias da música e é uma iniciativa daquela estação emissora do grupo Rádio Nacional de Angola. Ao longo dos últimos a Gala de Consagração acontecia em Janeiro, por ocasião do Dia da Cidade de Luanda, mas esta edição excepcionalmente acontecerá na primeira ou segunda sexta feira de Março.

De acordo com o que foi anunciado em Novembro por José Pedro Benge, nas edições seguintes ,as galas acontecerão no âmbito das celebrações do dia da Rádio Luanda, 4 de Fevereiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura