Cultura

Top dos Mais Queridos: Artistas reconhecem maior visibilidade a nível nacional

Altino Santos

Artistas vencedores, finalistas da edição passada e concorrentes provinciais do “Top dos Mais Queridos” reconheceram, ontem, que o formato adoptado pela organização do concurso da Rádio Nacional de Angola em 2021 ajudou a dar maior visibilidade aos músicos não residentes em Luanda.

13/03/2023  Última atualização 09H20
© Fotografia por: DR

Durante a edição especial do programa Manhã de Domingo foi feito o arranque oficial do "Top dos Mais Queridos” da Rádio Nacional de Angola (RNA), edição 2023. A partir das emissoras provinciais, os representantes da edição que consagrou o grupo " Os Pikantes”, os artistas, produtores e agentes culturais locais foram unânimes em afirmar que ganharam maior visibilidade com a participação no concurso.

Sabino Henda valorizou o resgate da mística do passado quando concorria pela província do Bié, numa altura em que o "Top dos Mais Queridos” chegava a todo o território nacional.

O autor de "Embrião” também seguiu uma constatação dos artistas que deram enfoque ao espírito de unidade nacional e as amizades forjadas neste formato.

Zeca Moreno, presidente da União Nacional de Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA), defendeu uma actualização dos regulamentos do concurso e de outras iniciativas para valorizar os artistas, quer a nível nacional quer regional. Felicitou a RNA pelo regresso das edições com participação dos vencedores provinciais.

Durante o programa, a selecção musical foi marcada com músicas vencedoras e os temas da edição de 2021. Amílcar Costa, pela RNA, disse que tudo está a ser feito para uma boa organização e garantiu que o resultado final é determinado pela votação do público.

O ano passado o "Top dos Mais Queridos” não foi competitivo e teve uma edição especial enquadrada nas comemorações do Centenário do Presidente Neto. Em 2021, Os Pikantes do Huambo, com a música "Crise no Lar”, foram os vencedores, seguidos de Paulo Flores e Yuri e Ti Viné ( Benguela).

Na galeria de vencedores do Top dos Mais Queridos estão os conjuntos Os Kiezos e Jovens do Prenda nas primeiras edições. Outros vencedores foram Pedrito (3), Proletário, José Kafala, Mamborró, Jacinto Tchipa ( 2), Os Pacíficos da Huíla, Moniz de Almeida, Jovem Leão, Euclides da Lomba, Patrícia Faria, Sabino Henda, Bangão, Mig, Matias Damásio, Maya Cool, Yuri da Cunha, Yola Semedo, Paulo Flores, Ary (2), Kiaku Kiadaff e Yanick Afroman.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura