O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O maior coleccionador de reggae no país, Tony Sofrimento, é o convidado especial da primeira edição de 2023, do projecto “Reggae And Dub”, que acontece este sábado, a partir das 16h00, no Bar dos Colossos, na Vila Alice, uma produção da Loundjfolha Sound System.
Ras Pablo, Dread Joseph, Ras Ufolo e Terroryzer são outras das atracções para apresentarem as selecções musicais assentes em diferentes tendências do reggae, enquanto Ngana Boba é a voz que animará o ambiente festivo rastafari, como "brinde” do projecto "Reggae And Dub”.
A presença de Tony Sofrimento como cabeça de cartaz apenas agora acontece por questões de agenda e a expectativa é um alinhamento em clássicos do reggae, com destaque para Bob Marley, artista que defende que deve ser ouvido com muita atenção.
O maior coleccionador de reggae no país tem incentivado a realização de eventos relacionados com o reggae e apoiado a criatividade dos fazedores deste estilo.
Irmão Tony, como é tratado no seio do movimento, pertence a geração que foi pioneira na divulgação do reggae em Angola e a fazer a advocacia nos ideais rastafari e muito próximo de Jah Issac, primeiro líder da Comunidade Rasta em Angola. Sempre que a sua agenda permite está presente para partilhar o conhecimento em torno da cultura rastafari, história de Angola, panafricanismo e outros temas de interesse geral.
Dread Joseph e Terroryzer são outros convidados da Loundjfolha Sound System, do trio Ras Pablo, Ras Ufolo e Ngana Boba, que realizam o "Reggae And Dub” desde 29 de Fevereiro de 2020, alternando entre o Vinil Burgs e o Bar dos Colossos.
Ras Sassa, Selecta Billy Pitó, Indira Mateta, Sister Luziela, Jardel, Jahmek, Mauro Rock, Killa Fragata e Ras Pirate são alguns nomes que levaram o melhor do reggae no projecto.
Um dos parceiros da Loundjfolha é o Núcleo dos Amigos do Reggae de Angola (NARA) e juntos comemoraram no dia 8 de Janeiro deste ano, o Dia da Cultura Nacional, com uma edição especial do programa da Rádio Escola "Angola Roots Nation”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.