Cultura

Tony Frampênio apresenta “Teatro da Ampulheta”

O dramaturgo e professor Tony Frampênio lança, no âmbito do Dia Mundial do Teatro, a assinalar-se a 27 deste mês, o livro intitulado o “Teatro da Ampulheta”. Trata-se de um guia metodológico para o teatro fundado no texto literário e tem como objectivo massificar e conferir qualidade ao teatro angolano através de um procedimento técnico-científico.

17/03/2023  Última atualização 12H00
© Fotografia por: DR


O livro é direccionado principalmente para amantes de teatro, jornalistas, sociólogos, escritores, estudantes e especialistas em comunicação. "A obra não retrata só o teatro”, avança o autor, acrescentando que o livro ensina também comunicação de forma geral.

Segundo Tony Frampênio, o livro retrata o teatro e representa a contribuição teórica que falta no dramaturgia angolana, principalmente nas academias Ceartes e e FaArtes. O livro é resultado de uma pesquisa de dissertação da sua conclusão do mestrado em Ensino da Literatura em Língua Portuguesa pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED).

O autor garante que lançar uma obra que retrata o teatro angolano é colocar um tijolo especial no edifício teatral. Por se tratar de um ensaio que nasce a partir da sua dissertação de mestrado, revela que teve a ajuda tutorial do seu orientador de pesquisa, Vitorino Reis, docente do ISCED, a correcção dos textos foi do seu colega Hélder Simbad, bem como de José Mena Abrantes, que é a figura central desta pesquisa, enquanto o prefácio coube a Armando Rosa, Prémio Nacional de Cultura e Artes que, a par de outras figuras, é uma grande referência da dramaturgia angolana.

A apresentação da obra, que está marcada para o dia 27 de Março, às 16 horas, na LAASP (Ex-Liga Africana), será feita pelo jornalista Adriano Mixinge.

Tony Frampênio é o pseudónimo de Francisco Pedro António, nascido a 06 de Julho de 1980, na província do Cuanza Sul. É professor, actor, encenador, teatrólogo, investigador e licenciado em teatro pelo Instituto Superior de Artes (ISART), e concluiu recentemente o mestrado no ISCED.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura