Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
A cantora Tonicha Miranda apresenta, hoje, às 18h30, no anfiteatro Wiza, na Ilha do Cabo, um concerto de semba e massemba, numa iniciativa da Fundação Arte Cultura, em comemoração ao 11 de Novembro e ao centenário de nascimento de Agostinho Neto.
Como convidado Tonicha Miranda terá Raul Tollingas tocador de concertina, no concerto onde a Rebita, a comida típica e manifestações culturais da Ilha de Luanda, também, terão o seu espaço.
A Banda Movimento, que vai garantir o suporte instrumental, é formada, actualmente por Mister Kim, Massoxi Miguel Correia (percussão), Chico Madne (teclado), Nininho (teclado), Teddy Nsingui (viola solo), Romão Teixeira (bateria), Mias Galheta (baixo), Kintino (guitarra ritmo), Beth e Gigi (coros).
A Fundação Arte e Cultura volta a levar para o seu palco, uma referência da cultura axiluanda, depois de ter homenageado o grupo de Rebita Novatos da Ilha.
Tonicha Miranda tem vindo a se destacar nos últimos anos na feitura de composições para o grupo carnavalesco União Mundo da Ilha, tendo sido sempre bem-sucedida. Filha do primeiro presidente deste grupo, António Miranda e de Mariana Pataca, lavadeira e dançarina dos Novatos da Ilha, Tonicha Miranda desde muito cedo entrou nos ambientes artísticos.
Compositora e intérprete desde 1989 no grupo Os Congas, afecto a ex-EPAN onde permaneceu até 1994. Em 1992, participou nos coros de temas de percussionistas e compositores, experiências que deram visibilidade à artista, que procurava o seu espaço no cenário luandense. Foi bem-sucedida em concursos como Nação Coragem, Prémio da Canção Cidade de Luanda, Gala à Sexta-Feira e Festival da Canção da LAC.
A cantora tem no mercado a obra discográfica "No Feminino” e participou no álbum "Geração do Semba”, projecto colaborativo com Calabeto e Malu. A cantora Ângela Ferrão recorreu a Tonicha Miranda em "Ngongo Ia Bilula”, Zeca Moreno em "Amigo é Abrigo”, Kueno Aionda em "Kondiongo”, Carlos Burity em "Keniahenda” e Sara Dem em "Amori Iami”. DJ Znébia e Célsio Mambo outros músicos que também recorreram aos préstimos da cantora.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.