Mais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
O documentário “Luanda S(o)un(d)rise : Angola new music makers” de Toni Polo é exibido hoje, a partir das 18h30, no Elinga Teatro, local onde artistas do movimento de música alternativa da capital partilham o seu olhar sobre o país.
Toty Sa’med, MC Sacerdote e Hélder Mendes, três músicos de Luanda que reflectem o sentimento da juventude angolana, após as manifestações entre 2011 e 2016, participam no documentário, onde eles partilham os desejos, sonhos, medos, frustrações e esperanças que os jovens angolanos sentem, com a sua música e palavras.
Este documentário foi gravado pelo realizador Toni Polo durante sua primeira estadia em Luanda para o trabalho de campo de doutoramento em antropologia musical. Este filme capta a forma como jovens criadores independentes usam a arte como forma de expressar uma identidade individual e colectiva que desafia o poder e as instituições em África.
Toni Polo é o Dj Cucurucho das noites de Paris define-se como espanhol de origem e africano de coração residente em Paris e apaixonado por Lisboa, onde toma conhecimento da música angolana. DJ Cucurucho é co-fundador do colectivo Groovalizacion, dedicado à difusão e à partilha das músicas urbanas do mundo e das novas sonoridades periféricas. Este "activista do groove sem fronteiras” desenha nos seus sets uma justaposição de músicas étnicas e sons contemporâneos das latitudes mais diversas construindo uma viagem do vintage ao digital entre sons tropicais, disco-funk e beats electrónicos, criando uma colagem entre o acústico e o sintético, entre o tradicional e o hipermoderno.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.