Cultura

Tonecas Tomás vai lançar obra literária em Portugal

Maria Hengo

Jornalista

O escritor Tonecas Tomás realiza, no dia 4 de Maio, na Casa Macambo, em Lisboa, Portugal, a venda e sessão de autógrafos do livro “Libertação da Consciência Negro-Africana: Gerar Consciência Positiva para uma África Próspera”.

04/04/2024  Última atualização 11H25
Livro aborda as mentalidades © Fotografia por: DR

O livro, que já foi lançado no país com o carimbo da Editora Litterae Edições, conta com 117 páginas e está dividido por temas e subtemas actuais sobre a realidade do continente africano.

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o autor disse que o livro é o resultado de uma análise bibliográfica e científica que o ajudou a construir um raciocínio lógico das principais causas do pouco desenvolvimento do continente africano.

Tonecas Tomás acrescentou que o livro é uma "verdadeira obra da filosofia política e cultural não apologética, onde a base é a pessoa africana e a sua auto-valorização.” O livro, reforçou, é um  apelo sincero aos líderes africanos para olharem o continente como uma casa a habitar, e criarem condições necessárias para quem deseja aqui investir com seriedade”, ressaltou.

A actividade, que terá início às 17h00, vai contar com a apresentação do comentador radiofónico Rui Mongovo e terá, igualmente, uma sessão de declamação de poesia e  actuação musical.

Tomás Augusto da Fonseca "Tonecas”, natural da Gabela-Amboim, província do Cuanza-Sul, é filho de Pedro Augusto da Fonseca, enfermeiro, e de Antonica Tomás.

Conta que foi educado por uma mãe solteira com uma sabedoria extraordinária e de um coração simples e honrado. Tal como outros jovens da sua época, foi obrigado a trabalhar desde muito cedo na lavra da mãe, a fabricar kapuca e a produzir óleo de palma para ter o que comer.

No dia 18 de Fevereiro de 2015, o autor entrou no Seminário São José, em Malanje, através do Instituto Religioso, Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN), e fez o Propedêutico, lugar onde descobriu as suas valências para a escrita.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura