Mundo

Timor pretende alargar cooperação económica

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Bendito Freitas, viajou, terça-feira à China para uma visita oficial com o objectivo de reforçar as relações de cooperação e diplomáticas entre os dois países, informou o Governo timorense.

03/04/2024  Última atualização 09H57
© Fotografia por: DR

Durante a visita, que vai decorrer até sexta-feira, Bendito Freitas vai reunir-se com o seu homólogo chinês, Wang Yi, para discutir "importantes assuntos de interesse mútuo", refere o executivo timorense, citado pela Lusa.

Entre os assuntos em discussão, vão estar, segundo o Governo, a visita do Presidente de timorense, José Ramos-Horta, à China, o apoio chinês à adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), a cooperação com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o acordo de serviços aéreos entre os dois países. A posição da China sobre a questão do Mar do Sul da China e o plano de cooperação no âmbito da "Faixa e Rota" vão ser outros dos assuntos a serem discutidos pelos dois ministros.

A "Faixa e Rota" é uma iniciativa lançada pela China em 2013, inspirada na antiga Rota da Seda, que se tornou no principal programa de política externa do Governo chinês, liderado pelo Presidente Xi Jinping, e à qual já aderiram 150 países. A China e Timor-Leste elevaram, em Setembro de 2023, as relações bilaterais para uma "parceria estratégica abrangente", o segundo nível mais alto no protocolo da diplomacia chinesa. O acordo foi assinado entre o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e o Presidente chinês, Xi Jinping, à margem da cerimónia de abertura dos Jogos Asiáticos, evento multidesportivo que se realiza a cada quatro anos.

No entanto, o secretário-geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) reafirmou o compromisso de trabalhar com Timor-Leste.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo