Cultura

Tiago Costa é o homenageado da edição deste ano do Festival de Humor da Paz

Katiana Silva e Maria Hengo

Jornalistas

O humorista Tiago Costa, criador da plataforma Gozaqui, é o grande homenageado da segunda edição do Festival de Humor “HUPAZ”, que decorre desde quarta-feira na Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos (LAASP), em Luanda. Figura conhecida do humor, Tiago Costa foi um dos artistas que animou o dia de ontem da agenda de espectáculos, juntamente com o humorista Bondoso.

06/04/2024  Última atualização 12H45
O artista homenageado é o mentor do projecto Gozaqui © Fotografia por: DR

O espectáculo de comédia intitulado "Pai do Enzo”, da autoria do humorista Cólua Tremura, é a grande atracção para hoje, às 18h. Dirigido pelo actor Osvaldo Moreira "Gordo Estiloso”, o festival encerra amanhã, às 19h, com a exibição do espectáculo "Relacionamento”, da autoria do humorista Agente  Formiga.

Celebrar o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional é o grande objectivo deste festival que soma agora a segunda edição, com a exibição de sete solos de stand up comedy, reunindo os melhores humoristas da actualidade, nomeadamente Richa Gago, Bondoso, Avô Rocha, Cólua Tremura, Tiago Costa, Agente Formiga, Gordo Estiloso e o moçambicano Tio Yado, na qualidade de convidado especial. 

"Em todas as edições  pretendemos fazer uma homenagem, e neste ano decidimos homenagear o Tiago Costa, pela criação da plataforma digital Gozaqui, que na verdade foi o espaço que revolucionou o stand up comedy em Angola. A ser realizado desde 2012, promoveu muitos humoristas angolanos, que hoje são figuras conhecidas”, justificou Osvaldo Moreira. 

Virado exclusivamente para a promoção do humor, o festival apresenta performances a solo de standy up comedy. Nesta edição foram convidados sete humoristas para trazer as suas histórias e perspectivas sobre os diversos temas da sociedade.

Do ponto de vista de adesão do público, o director reconheceu que tudo tem corrido muito bem, garantindo que a procura tem sido permanente. "Devemos dizer que está dentro das nossas expectativas. O humor tem estado a ganhar mais espaço, tanto que é de reconhecer que é das artes de representar que mais cresce no país. Hoje, temos sessões de humor em quase todos os espaços, com muita adesão de público”, disse. 

Osvaldo Moreira é uma figura conhecida no circuito artístico nacional. Embora acumule décadas de teatro, a sua faceta como humorista profissional surge há sensivelmente três anos. "Sempre fui actor talhado para a comédia. Com o crescimento do stand up comedy, acompanhando vários artistas nacionais e internacionais, decidi seguir esta linha de actuação. Admiro muitos humoristas, como Calado Show, Gilmário Vemba, Artur Pop, Imperador, o brasileiro Tiago Ventura e o americano Keven Hart”, partilhou. A voz de Osvaldo Moreira também é uma referência na rádio UNIA, onde apresenta o programa "5ª Parede”, inteiramente dedicado ao teatro. Actor desde 1998, é director e encenador do Colectivo de Artes Protevida, com o qual venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2017, na disciplina de Teatro.

Após criar o projecto humorístico Gozaqui por incentivo de um amigo, Tiago Costa não mais parou e passou a abordar situações sociais com muito humor, dando a possibilidade aos amantes do teatro de encarar as dificuldades com leveza.

Conhecido por muitos como um dos humoristas que mais aborda as questões candentes da actualidade, o artista acumula igualmente as tarefas de consultor de audiovisual, assessor de imprensa, gestor de conteúdos, fotógrafo, entre outras.

Tiago Costa nasceu em Lisboa, em 1985, estudou em várias cidades portuguesas e com sentimento de "missão cumprida”, antes de voltar definitivamente para Luanda, licenciou-se em Direito e tirou uma pós-graduação em Assessoria e Consultoria em Comunicação e Marketing.

Na sua lista de fontes de inspiração consta em primeiro lugar o já falecido gigante do humor Bernie Mac, seguindo-se Jon Stewart, do jornal diário satírico "Daily Show”, os portugueses Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira e Aldo Lima, o brasileiro da Porta dos Fundos Fábio Prochat, o norte-americano Kevin Hart, entre outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura