Economia

Textaf pode impulsionar a produção de algodão

A coordenadora do grupo de deputados à Assembleia Nacional, pelo Círculo Provincial de Benguela, Deolinda Valiangula, considerou a importância da reactivação da fábrica Textaf, que se dedica à produção de tecidos de algodão, como “um factor crucial para estimular os produtores nacionais a dedicarem-se ainda mais ao cultivo do algodão”

27/03/2024  Última atualização 11H28
Deputados avaliam impacto da fábrica ao criar 440 empregos © Fotografia por: DR

Ao falar com a imprensa, após uma visita do grupo de deputados à referida fábrica localizada no bairro da Seta antiga, zona D, na área industrial de Benguela, Deolinda Valiangula afirmou que "a missão da unidade fabril é transformar e comercializar produtos têxteis, incentivando de maneira sustentável a produção de algodão, proporcionando assim oportunidades aos produtores nacionais para expandir seus negócios e aumentar a renda das famílias”. "A reactivação em larga escala da produção de algodão é fundamental, pois visa reduzir a necessidade de importação desse produto”, acrescentou.

A deputada ressaltou a importância dos agricultores investirem vigorosamente na produção de algodão para impulsionar a indústria têxtil, como parte do programa de diversificação económica em andamento no país.

 Deolinda Valiangula expressou, porém, o seu inconformismo,  pelo facto de, actualmente, a fábrica depender exclusivamente da matéria-prima (algodão) adquirida principalmente da África do Sul, o que a parlamentar considera como "um fardo”.

Contudo, a deputada considera que Benguela está a  avançar significativamente, no que toca ao processo de fortalecimento do sector industrial.

Deolinda Valiangula também avaliou o impacto positivo da fábrica ao criar 440 empregos para os jovens da região. "Foi encorajador ver como vários profissionais, em suas áreas, estão contribuindo para a produção nacional". "Como deputados, ficamos contentes com o que presenciamos e incentivamos a empresa a prosseguir com seu esforço na industrialização e produção do que é nosso", atirou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia