Política

Téte António teve encontros com embaixadores da Bélgica e EUA

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se, quarta-feira, em encontros separados, com os embaixadores do Reino da Bélgica e dos Estados Unidos da América e do Reino da Bélgica, tendo a situação no Leste da República Democrática do Congo (RDC) sido um dos assuntos discutidos.

21/03/2024  Última atualização 08H30
Téte António reuniu-se, em seprado,com os embaixadores Stephane Doppagne, da Bélgica, e Tulinabo Mushingi, dos EUA © Fotografia por: DR
Com o diplomata belga Stephane Doppagne, o chefe da diplomacia angolana abordou sobre o apoio daquele país europeu à coordenação e às iniciativas regionais tendentes a restabelecer a paz na RDC.

De acordo com o comunicado do Ministério das Relações Exteriores, durante o encontro, Téte António sublinhou que a paz no Leste da RDC deve ser construída com o esforço conjunto de todas as forças de "boa vontade”, que consideram a guerra um mal que enferma a sociedade.

Stephane Doppagne partilhou da mesma ideia, salientando que a Bélgica aprecia os esforços envidados por Angola, na pessoa do Presidente João Lourenço, no sentido de tudo fazer para a normalização das relações entre o Rwanda e a RDC.

Na ocasião, os dois representantes falaram da necessidade da realização de consultas políticas entre o Ministério das Relações Exteriores com a sua congénere belga, assim como a troca de visitas ao mais alto nível entre delegações dos vários departamentos ministeriais de Angola e da Bélgica.

Embaixador americano

A situação no Leste da RDC também foi tema de conversa durante o encontro que o ministro das Relações Exteriores manteve com o embaixador dos Estados Unidos em Angola, Tulinabo Mushingi.

Téte António e o diplomata norte-americano analisaram aspectos ligados à agenda regional e multilateral, tendo a crise política no Sudão do Sul sido, igualmente, tema da conversa.

Durante a audiência, foram discutidos assuntos inerentes ao reforço da cooperação bilateral, com destaque para o investimento norte-americano no Corredor do Lobito. Téte António e Tulinabo Mushingi reconheceram a imponência do investimento que está a ser feito no Corredor do Lobito, uma área comercial que vai dinamizar o comércio, a indústria e outros sectores dos países vizinhos e arredores.

Por seu turno, o embaixador Tulinabo Mushingi expressou o apoio contínuo do Governo dos Estados Unidos da América ao desenvolvimento e progresso de Angola, reiterando, desta forma, o compromisso de trabalhar em conjunto para fortalecer os laços existentes entre os dois países.

O diplomata confirmou a vinda a Angola, no final deste mês, de uma delegação de senadores do Congresso norte-americano para contactos oficiais com as autoridades angolanas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política