Política

Téte António no acordo de paz entre Tchad e Movimentos Políticos-Militares

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, encontra-se já no Qatar, mandatado pelo Presidente João Lourenço, para representar o país na cerimónia de assinatura do Acordo de Paz entre o Governo do Tchad e os Movimentos Políticos-Militares, a ter lugar segunda-feira, em Doha.

07/08/2022  Última atualização 21H08
Ministro Téte António já se encontra em Doha (Qatar) © Fotografia por: CEDIDA

De acordo com a Carta-Convite, endereçada ao chefe da diplomacia angolana, o Acordo de Paz de Doha, a ser assinado, na capital do Qatar, visa alcançar uma paz abrangente e duradoura na República do Tchad, além de concretizar as esperanças e aspirações do povo tchadiano e o direito de viver em segurança e prosperidade.

A cooperação bilateral entre Angola e o Estado do Qatar tem evoluído nos últimos anos de forma significativa, sendo os dois países importantes produtores e exportadores de petróleo e gás, áreas em que incide actualmente a relação.

O Presidente da República, João Lourenço, efectuou uma visita oficial à Doha, Estado do Qatar, entre 8 e 9 de Setembro de 2019. Durante a visita, o Emir do Qatar, Sheikh Tamim bin Hamad Al-Thani, incentivou os empresários qataris a investirem nos diferentes sectores da economia angolana.

À margem desta visita foram assinados vários instrumentos jurídicos, com realce para os Acordos nos domínios Marítimo e Portuário, Cooperação Técnica, Comercial e Económica, Isenção de Vistos nos Passaportes Diplomáticos e de Serviço e o estabelecimento do mecanismo de Consultas Políticas.

Nesta missão à Doha, em representação do Estado angolano, o ministro Téte António faz-se acompanhar de Miguel César Domingos Bembe, director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, além de altos funcionários do seu gabinete.

O Governo da República de Angola abriu recentemente a Missão Diplomatica no Estado do Qatar, tendo como o primeiro embaixador extraordinário e plenipotenciário residente António Coelho Ramos da Cruz.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política