Política

Téte António encoraja peritos para o efectivo cessar-fogo

César Esteves

Jornalista

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, encorajou, ontem, em Luanda, os peritos de inteligência sobre a situação de segurança e paz no Leste da República Democrática do Congo (RDC) a empenharem-se para o alcance dos objectivos preconizados com o novo cessar-fogo naquela região.

09/08/2024  Última atualização 07H31
© Fotografia por: Foto Cedida
Ao pronunciar-se sobre o assunto, no último dia da reunião de especialistas que analisaram na capital angolana, de 7 a 8 deste mês, os pressupostos críticos para que o cessar-fogo tenha uma efectiva implementação, o chefe da diplomacia angolana felicitou as duas delegações e os respectivos Governos pela determinação em relançar as bases do diálogo.

Téte António referiu que a acção vai contribuir para uma solução consensual e pacífica aos desafios que ainda prevalecem na região Leste da RDC, em benefício das comunidades e da região dos Grandes Lagos.

Por sua vez, as partes prometeram continuar a trabalhar para a concretização do novo cessar-fogo, conseguido pela mediação angolana, enquanto Angola prometeu continuar a dar todo o apoio para a materialização deste fim.

O ministro das Relações Exteriores reagiu em nome do Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de mediador designado pela União Africana e Campeão para Paz e Reconciliação em África, a fim de que, de forma construtiva, se alcance os objectivos preconizados para aquela reunião.

A reunião dos peritos ficou de remeter o seu relatório à consideração da próxima sessão do encontro ministerial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política