Política

Téte António assume presidência do Conselho de Ministros da CPLP

O chefe da diplomacia angolana, Téte António, é confirmado, hoje, em Luanda, nas funções de presidente do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

16/07/2021  Última atualização 05H10
© Fotografia por: DR
A eleição e tomada de posse acontecem durante a XXVI reunião ordinária dos ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros da CPLP, que prepara a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização, que se realiza amanhã, também em Luanda.

Durante o encontro, Angola apresenta as prioridades da sua presidência na CPLP, cuja assumpção é feita durante a Cimeira de Luanda. Angola, na pessoa do Chefe de Estado, João Lourenço, assume a presidência rotativa da organização, para um mandato de dois anos, em substituição de Cabo Verde, que, devido ao surgimento da pandemia da Covid-19, teve um mandato de três anos.

De acordo com o programa, durante a reunião de hoje, Zacarias Albano da Costa é apresentado como candidato designado por Timor-Leste ao cargo de secretário executivo da CPLP, para o biénio 2021-2023.Os ministros da CPLP vão, ainda, apreciar as recomendações da reunião do Comité de Concertação Permanente (CCP) e aprovar os projectos de resolução e de declarações. A seguir, fazem as suas recomendações à Cimeira e marcam a data e local da próxima reunião do Conselho de Ministros.

No período da tarde, depois do almoço, o embaixador de Angola na Etiópia e junto da União Africana, Francisco da Cruz, fala sobre a "importância estratégica da Bienal de Luanda”, que se realiza em Outubro.Os trabalhos da Cimeira tiveram início na segunda-feira, com a reunião dos pontos focais de cooperação, que se estendeu até terça-feira. Na quarta-feira, esteve reunido o secretariado técnico do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN) da CPLP, que preparou a reunião do dia seguinte do COSAN.
Bernardino Manje

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política