Economia

Tesouro emite mais de 320 mil milhões em obrigações

O Estado emitiu, no primeiro trimestre deste ano, Obrigações do Tesouro em Moeda Nacional num valor de 320,99 mil milhões de kwanzas, de acordo com o relatório publicado, ontem, no Portal da Unidade de Gestão da Dívida (UGD) do Ministério das Finanças.

14/05/2021  Última atualização 18H46
© Fotografia por: DR
O volume total foi captado por emissões em leilão e pelo portal do investidor, o que significa não terem ocorrido emissões especiais.

Segundo o relatório da UGD, as emissões, quando diferenciadas pela forma de colocação, podem ser desagregadas em 316,27 mil milhões de kwanzas emitidas em leilão; e 4,72 mil milhões de kwanzas via Portal do Investidor. A totalidade das emissões foram realizadas através de Obrigações do Tesouro em Moeda Nacional Não Reajustáveis (OT-MN-NR), títulos sem qualquer indexador e com juros de cupão variável conforme a maturidade, situados entre 15,75 a 16,50 por cento ao ano. A colocação destes papéis é realizada através de leilões de preços.


Maturidade das emissões

A publicação as Finanças refere que a estrutura em termos de maturidade das emissões de OT-MN ocorridas até Março de 2021foi composta por títulos com maturidades que variam entre 1,5 e cinco anos e as quantidades oferecidas obedeceram os critérios estritos de sustentabilidade da dívida pública. O relatório evidencia também uma maior concentração em papéis com maturidade de 1,5 anos (44 por cento do total de emissões de OT-MN), confirmando o perfil conservador dos investidores face as incertezas da economia nacional. Já o serviço das OT-MN atingiu, de Janeiro a Março, o valor de 943,25 mil milhões de kwanzas. Deste valor, 719,17 mil milhões corresponderam às amortizações e 224,08 mil milhões de kwanzas, equivalente a 35 milhões, a juros de cupão.  O serviço da dívida das OT-MN, quando desagregado por tipo de título, indica que cerca de 59 por cento do total corresponde ao serviço das OT-MN indexadas ao dólar, títulos com indexação à variação da taxa de câmbio e com taxas de juros fixas. Estes papéis registaram, no período, amortizações no total de 491,17 mil milhões de kwanzas e juros de 67,98 mil milhões.


Títulos sem indexador

Quanto às Obrigações do Tesouro denominadas OT-NR3, títulos sem qualquer indexador, responderam por cerca de 40 por cento do serviço total, dos quais 217,89 mil milhões de kwanzas corresponderam a amortizações e 155,05 mil milhões de kwanzas ao pagamento de juros de cupão.
No final de Março, o stock total das OT-MN totalizava 7 819,02 mil milhões de kwanzas, com maior concentração nas maturidades de quatro, sete e dez anos, que correspondem a cerca de 54 por cento do total. O stock  de OT com maturidade de cinco e sete anos aumentou decorrência das operações de capitalização e de regularização de atrasados ocorridas até 2018.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia