Mundo

Terceiro caso de ébola registado em cinco dias

Os casos confirmados do novo surto de ébola, detectados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC), subiram para três, divulgou, ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS).

14/02/2021  Última atualização 13H38
Surto de ébola, detectados no Nordeste da República Democrática do Congo © Fotografia por: DR
A infecção foi detectada na área de Katwa, perto da cidade de Butembo, na província congolesa de Kivu do Norte, estando a OMS "a trabalhar com os seus parceiros para fornecer rapidamente suprimentos médicos essenciais em apoio à resposta do Ministério da Saúde da RDC em Kivu do Norte", informou a OMS de África via Twitter, citada pela agência espanhola EFE.

Ao todo, há três casos de ébola no país, desde que, em 7 de Fevereiro, o Governo da RDC anunciou que uma pessoa morrera quatro dias antes, em Butembo, depois de testar positivo ao ébola. O segundo contágio foi de uma pessoa que esteve em contacto com o primeiro caso, e que também faleceu, segundo explicaram as autoridades sanitárias congolesas na quinta-feira.

Os novos casos de ébola em Kivu do Norte ocorreram apenas cerca de três meses depois de a RDC ter anunciado, em 18 de Novembro, o fim do décimo primeiro surto da doença da sua história, na província ocidental do Equador, que provocou a morte de 55 pessoas e in-fectou outros 130, segundo dados oficiais.

Poucos meses antes, as autoridades congolesas tinham declarado o fim daquela que foi a décima epidemia, que provocou 2.280 mortes. A doença do ébola é transmitida pelo contacto directo com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, causa febre hemorrágica e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo