Cultura

Tenor Emanuel Mendes celebra 25 anos de carreira

O cantor tenor Emanuel Mendes vai actuar, sexta-feira, às 19h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda, num concerto itinerante intitulado “Liricamente Mona’Ubhata”, com vista a comemorar os seus 25 anos de carreira artística.

29/11/2023  Última atualização 09H16
© Fotografia por: DR

A actividade vai servir, também, para a comemoração do décimo aniversário da Companhia Nacional de Opera de Angola (CNÓPERA). Em preparação dos 50 anos da Independência Nacional, a comemora-se em 2025, o cantor propõe, igualmente, apresentar a visão erudita da música angolana com inusitadas performances.

O concerto realizado pelo Atelier D’Artes Lucengomono e a Companhia Nacional de Ópera de Angola vai contar com a participação especial da soprano Aurora Nunes, do barítono Gaspar Quirinda e de Tomás Baltazar. Farão parte do acompanhamento coral, uma série de alunos do Complexo das Escolares de Artes (CEARTE) e da Faculdade de Artes da Universidade de Luanda. A actividade terá a duração de 2h00 e espera-se no espaço, uma moldura humana de aproximadamente 200 pessoas.

De acordo com Francisco Makiesse, coordenador da actividade, este será o primeiro concerto da tournée de Emanuel Mendes. Segundo o coordenador, o cantor vai realizar várias actividades intituladas "Liricamente Mona’Ubhata”.

"O objectivo é passar primeiro em várias províncias de Angola e depois em outras nações. No país, já temos confirmação nas províncias de Uíge, Malanje, Huíla, Benguela e Huambo”, disse Francisco Makiesse, acrescentando que dos outros países já há confirmação na Alemanha, Portugal e Itália.

Francisco Makiesse aproveitou o ensejo para convidar as pessoas a participarem no concerto de sexta-feira, no MAAN, pois, como afirmou, será um momento de muita diversão, onde a música, um dos mecanismos mais poderosos no alcance da Independência Nacional, terá bastante expressão.

 
Sobre a artista

Emanuel Mendes, cantor, compositor, trovador, professor e director artístico, é especialista em Canto Lírico, licenciado pela Universidade das Artes de Cuba, com diploma de ouro e Mestrado em Performance e Direcção na Universidade de Aveiro (UA).

O cantor é fundador e director da Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA) e coordenador da área de música do Atelier D’Artes Lucengomono. Em 2016, tornou-se solista na ópera de Oldenburg, na Alemanha, foi director geral adjunto para a área Científica e Pós-Graduação da actual Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, onde lecciona actualmente.

Emanuel Mendes pertenceu aos grupos "Bantu Voíces” e "Os Líricos”, possui uma carreira internacional sustentada por vários concertos e diversas apresentações de óperas. Já recebeu três prémios internacionais na esfera do canto lírico pela Europa e América Latina, cinco prémios nacionais em concursos de música popular em Angola.

O tenor Emanuel Mendes foi o músico convidado para cantar na IV Gala Honoris Sportingo - 2017 no Coliseu dos Recreios em Lisboa. Interveio artisticamente acompanhado pela CNÓPERA na cerimónia fúnebre do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura