Desporto

Ténis: Selecções nacionais entram em acção hoje

Armindo Pereira

Jornalista

As Selecções Nacionais de Sub-14 e Sub-16 de ténis, em ambos os sexos, começam a competir hoje, no Zonal de apuramento para o Campeonato Africano, a decorrer até dia sete do corrente, na cidade de Harare, capital do Zimbabwe.

03/05/2022  Última atualização 11H30
Tenistas angolanos crentes numa boa prestação no zonal © Fotografia por: Santos Pedro|Edições Novembro

O seleccionador nacional, João Almeida, disse que os embaixadores angolanos não estão obrigados a ganhar, pois reconhece o potencial de selecções como África do Sul e Namíbia, sem qualquer desprimor às demais.

O terceiro ou o quarto lugar seria suficiente para assegurar o passe para a fase final do Campeonato Africano. Devido o período de dois anos que os tenistas ficaram sem competir internacionalmente, a equipa técnica trabalhou a vertente psicológica de modo a controlar a ansiedade dos seleccionados.

No seio do grupo reina o optimismo em cada um fazer o melhor na competição de pares.
Apesar da entrega, Almeida mostra-se preocupado pelo facto de não haver competições oficiais de pares nestes escalões, situação que já foi apresentada quer à Federação Angolana de Ténis quer à Associação Provincial da modalidade na capital (APTL).

Além de Angola e Zimbabwe, o torneio vai contar, também, com tenistas da África do Sul, Botswana, Namíbia, Lesotho, Malawi, Moçambique, Madagáscar e Zâmbia.

A preparação decorreu durante duas semanas, nas instalações do Clube de Ténis de Luanda, com os tenistas que estudam no período da tarde, e no Complexo Kikuxi Villas Club (com os que frequentam as aulas de manhã).

Para o torneio de Harare, João Almeida convocou os tenistas Justino Rodrigues, Carlos da Fonseca, Joaquim Domingos, Mariana Costa, Miriam Tuluca, Emerson Kitumina, Daniel Domingos e Roberto Matondo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto