O Governo arrecadou 18,2 milhões de dólares com a venda, sexta-feira, de oito diamantes, num leilão onde participaram 25 empresas das principais praças diamantíferas mundiais, anunciou a Sodiam.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
A Associação dos Técnicos Ferroviários de Angola (ATECFA) realiza, nos dias 10 e 11 do próximo mês, em Luanda, o 2º ciclo de conferências técnicas ferroviárias – Angola Rail, sob o lema “Os Desafios da Expansão da Rede do Transporte Ferroviário, O Papel do Estado e a Participação do Sector Privado”.
Deverão participar do evento as congéneres e especialistas do Brasil, Portugal, África do Sul e Israel.
De acordo com a Associação dos Técnicos Ferroviários de Angola (ATECFA), o momento será de partilha de experiências e exposição dos produtos e serviços das empresas do sector.
O presidente do Conselho Directivo da ATECFA, Mário Cuambua, fez saber que se esperam mais de trezentos delegados, um número limitado pelo espaço, embora a organização continue a receber manifestações de interesse sejam de participantes individuais, empresas e academias angolanas e do estrangeiro.
O fórum deverá contar com entidades ministeriais e outros oficiais afectos ao sector dos transportes e o ferroviário em particular.
Empresas como a Quantum, Teixeira Duarte, Siemens, Omatapalo, Porto do Lobito, LAR, Caminhos-de-Ferros de Benguela (CFB), Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL) Somafel, Mota Engil, Porto de Luanda, Tecnovia, Zagope, só para citar, estão já listadas entre as confirmadas ao evento dos técnicos ferroviários de Angola.
Conforme explicou Mário Cuambua, "o Angola Rail é uma experiência de classe internacional para líderes técnicos, gestores e inovadores em toda a indústria ferroviária nacional. O evento anual é um catalisador para o crescimento e desenvolvimento da indústria ferroviária do nosso país, e desde já saudamos a entrada do sector privado, bem como o aberto interesse dos Estados Unidos da América e da União Europeia, em catalisar o Corredor do Lobito”.
Espera-se com o certame também o reforço da cooperação entre a Associação dos Técnicos Ferroviários de Angola, a Associação dos Engenheiros Ferroviários do Brasil e a ADFERSIT, que aproveitam a oportunidade para desenvolver os laços de amizades entre os ferroviários da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) encerrou, esta sexta-feira, em Luanda, o 8.° leilão de diamantes brutos, tendo sido arrecadado um valor líquido total de 18,2 milhões de dólares.
A agricultura familiar é responsável por 82 por cento da produção nacional, segundo o Balanço da Campanha Agrícola 2022-2023, apresentado na segunda Reunião Ordinária do Conselho de Governação Local, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que “volvidos pouco mais de seis anos, a sociedade angolana está a experimentar um novo contexto, mais saudável do ponto de vista dos Direitos Humanos”, olhando para os esforços do Executivo, com a aprovação da Estratégia Nacional de Direitos Humanos, e a institucionalização, no país, dos Comités Locais de Direitos Humanos.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância de educar as crianças sobre as atitudes e práticas a ter para a protecção do meio ambiente.
A comissária da União Africana Josefa Correia Sacko reafirmou, no Dubai, ser fundamental a operacionalização dos fundos de perdas e danos, como forma de apoiar as comunidades mais vulneráveis do continente, principalmente as que residem em pequenos Estados insulares.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
O Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, inaugurado em Agosto de 2017, é a maior unidade sanitária da Lunda-Norte, com capacidade de internamento de 200 camas. Devido ao número de óbitos que, alegadamente, regista, alguns círculos entenderam designá-lo de “matadouro”, mas o director-geral, Buagica Mambelo, contrapõe com números: no período de Janeiro a Setembro deste ano, o hospital internou 2. 960 doentes, com registo de 2.459 altas e 322 óbitos.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou à Organização da Mulher Angolana (OMA) a continuar vigilante, reforçar a proximidade com os diferentes estratos de mulheres e assegurar a circulação da informação de qualidade sobre os ganhos conquistados e o que estão a ser obtidos no país.