Sociedade

Técnicos em formação para melhorar serviços

Selma Queiróz | Sumbe

Jornalista

Os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Local (IDL) e os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, estão a ser formados nas diversas áreas de comunicação, para garantir mais proximidade entre as comunidades e as instituições locais.

12/04/2024  Última atualização 11H45
Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário, em formação © Fotografia por: Arquivo
A acção formativa, que começou quinta-feira e termina amanhã, surge da necessidade de realizar reportagens históricas de interesse social ou de sucesso, resultantes da intervenção do IDL no seio das comunidades, no quadro do Programa de Fortalecimento da Protecção Social Kwenda e do Programa de Estágios Comunitários, que visam desenvolver as comunidades.

A directora provincial do Instituto de Desenvolvimento Local, Carolina Sanito, disse que a acção formativa tem como objectivo  aproximar o IDL das comunidades, mediante a divulgação de histórias de sucesso das famílias e mostrar o quotidiano dos beneficiários dos programas implementados pela instituição e o seu impacto na vida das pessoas.

Carolina Sanito entende que a formação vai permitir a partilha de experiências dos técnicos dentro das localidades e com o mundo, e participar na resolução dosproblemas das comunidades, através da comunicação e informação.

A responsável fez saber que, durante os três dias de formação, vão ser abordados temas ligados à captação e edição de imagem, comunicação institucional, Web jornalismo, ortografia e erros mais frequentes na Língua Portuguesa, além de noções de notícias, preparação de entrevistas e reportagens.

A administradora-adjunta para o sector Político, Social e das Comunidades do Sumbe, Vanda Lafayete, referiu que o repórter comunitário reporta factos que ocorrem na comunidade, tendo apelado aos formandos a extrair o máximo dos temas abordados pelos palestrantes.

A formação, que decorre no âmbito das festividades do trigésimo aniversário da instituição, conta com a participação de 24 elementos provenientes das províncias do Cuanza-Sul, Cunene, Cuando Cubango, Namibe, Huíla, Benguela, Huambo e Bié.

Os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) são repórteres comunitários, que funcionam como uma extensão da equipa de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Local-Fundo de Apoio Social (IDL-FAS), para reportar histórias de interesse humano e de sucesso das famílias e comunidades dentro das localidades de intervenção da instituição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade