Desporto

Técnicos e juízes aprimoram conhecimentos no Kikuxi

Armindo Pereira

Jornalista

O técnico português Pedro Felner desembarca esta manhã em Luanda para ministrar, de 19 a 25 de Março, uma acção formativa para treinadores, nas instalações da Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club (KVC), com a participação de formandos da capital do país, de Benguela e da Lunda-Norte. A vinda do treinador a Angola é fruto da parceria entre o KVC e a Felner Tennis Academy.

18/03/2023  Última atualização 08H55
Além da formação para técnicos, a acção contempla um curso para juízes e árbitros, num total de 14 participantes © Fotografia por: DR

Além da formação para técnicos, a acção contempla um curso para juízes e árbitros, num total de 14 participantes. Hoje, Pedro Felner terá o primeiro contacto com a equipa de formação e competição daquela agremiação de Viana.

De acordo com o programa a que o Jornal de Angola teve acesso, o programa de formação para juízes e árbitros vai decorrer de 20 a 23 do corrente, com destaque para funções, regras, procedimentos e os deveres de conduta e de equipamento, numa vertente teórica e prática.

O juiz internacional português João dos Santos Silva será o prelector. O árbitro, com experiência renomada, está credenciado para ministrar cursos. Conta no seu vasto currículo mais de quatro mil actuações como árbitro de cadeira, com participações em vários eventos internacionais, dos quais se destacam o W125 e WPT100, entre outros, com cerca de 700 arbitragens como juiz de linha. Ministrou em 2003 em Angola, o primeiro curso de arbitragem realizado no país.

A parceria entre o KVC e a Felner Tennis Academy, onde evoluem os internacionais angolanos Daniel Domingos e Justino Rodrigues, fruto de uma bolsa, foi celebrada há dois anos. Em Agosto do ano passado, um grupo de seis atletas realizou um estágio pré-competitivo, em Aveiro. 

Inicialmente, a acção estava prevista apenas para treinadores e técnicos afectos ao KVC. Atendendo a importância da acção formativa, a direcção daquele clube endereçou convites à Federação Angolana da modalidade (FAT) e à Associação Provincial (APTL) para que esta fosse extensiva a outros seis profissionais.

Assim sendo, Luanda, Benguela e Lunda-Norte estarão representadas. A formação será teórica e prática para os treinadores que vão rever conceitos relacionados com orientações gerais para treino em grupo, preocupações pedagógicas, níveis de ensino e respectivos planeamentos de carga de treino, entre outros aspectos.

Os juízes de linha e árbitros de cadeira vão rever conceitos sobre regulamento e regras, código de conduta, procedimentos, ordem de encontros, gestos e deslocações, entre outros, com aulas teóricas e práticas.         

Em declarações à Rádio Cinco, Pedro Felner disse que o programa de trabalho será intensivo, tendo ainda revelado alguma ansiedade para conhecer todas as pessoas envolvidas no projecto.

"Tivemos o prazer de ser convidados pelo KVC para ir a Angola dar algum apoio na formação. A Academia possui condições muito boas. Pode  das melhores em África a nível da formação de alta competição. Comporta muitos campos, além de serviços de apoio indispensáveis, como fisioterapia, ginásio, restaurante, o que, a pode tornar numa instituição de referência obrigatória", referiu Pedro Felner.

O antigo internacional português referiu que pretende  transmitir todo o conhecimento e, desta forma, contribuir na formação dos treinadores e no apoio à própria organização da academia.

"Estamos motivados, envolvidos neste projecto e, dentro daquilo que for possível, queremos ajudar o KVC a ser uma referência do ténis angolano".

Felner considera que Angola, com uma base mais sólida, pode vir a ser representada em provas do circuito internacional, como a Taça Davis.

Quanto à evolução de Justino e Daniel, Pedro Felner destacou o talento dos internacionais angolanos e a dedicação de ambos, fruto da formação de base de que foram alvos no KVC. 

"O trabalho dos técnicos resultou na vinda de dois tenistas que estão a treinar na Felner  Academy. São muito promissores, têm evoluído bem, ao longo destes meses. Conquistaram vários títulos em Portugal, nos diferentes torneios em que participaram, com resultados que dignificam o ténis angolano e a própria academia que representam", concluiu.

Pedro Felner foi o primeiro treinador em Portugal a conquistar títulos europeus e mundiais nos escalões de juvenis e a vencer títulos em torneios do Grand Slam Junior. É treinador de jogadores ATP, WTA e ITF.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto