Regiões

Técnicos de Saúde no Uíge aprimoram conhecimentos

Joaquim Júnior | Uíge

Jornalista

Um total de 114 técnicos de enfermagem das províncias do Uíge e do Zaire frequenta, desde segunda-feira (6) cursos de especialização pós-médio nas áreas de Pediatria, Puericultura, Anestesiologia e Parteiras, no Instituto Técnico de Saúde.

07/12/2021  Última atualização 10H04
Autoridades apostam na melhoria da assistência à população © Fotografia por: Jaimagens/fotógrafo
Kavenaweteko Malavo, directora provincial da Saúde no Uíge, avançou que a formação visa cumprir com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde, relativamente à qualificação profissional dos técnicos, para que sejam capazes de dar resposta aos problemas de saúde nas comunidades onde estão colocados.

"Estes cursos têm como objectivo promover a especialização de técnicos médios de saúde, proporcionar a participação dos técnicos de estatística na solução dos problemas que afectam as unidades sanitárias, bem como garantir a equidade na assistência integral médica e medicamentosa, reduzindo assim as assimetrias regionais”, referiu.


Durante a formação de curta duração, disse a responsável, os técnicos das especialidades seleccionadas vão aumentar os conhecimentos teóricos e práticos, com maior predominância na especialização de áreas críticas, como anestesia, reanimação e cuidados intensivos.


A vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Maria Cavungo, que orientou a sessão de abertura dos cursos, defendeu a necessidade de serem dadas respostas eficazes para melhorar cada vez mais a qualidade na assistência aos pacientes e emergências, aumentar o acesso humanizado aos serviços de saúde e dos cuidados à primeira infância.  
Maria Cavungo sublinhou a necessidade da melhoria da oferta hospitalar e contínua qualificação dos profissionais que assistem crianças e gestantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões