Desporto

Técnico Rui Sampaio atribui favoritismo aos adversários

António Cristóvão

Jornalista

O técnico da Selecção Nacional de Honras masculina de futsal, Rui Sampaio, atribuiu, ontem, o favoritismo às similares de Espanha, Paraguai e Japão no apuramento para os oitavos de final da IX edição do Campeonato do Mundo, a ter lugar de 12 de Setembro a 3 de Outubro, na Lituânia.

04/06/2021  Última atualização 11H25
Combinado angolano vai enfrentar adversários poderosos na competição da Lituânia © Fotografia por: Miqueias Machangongo | Edições Novembro
"É um grupo muitíssimo forte. Estamos a falar da Espanha, número um no 'ranking' mundial, com 1813 pontos, Paraguai (10º/1483) e Japão (14º/1363). É o que nos calhou”, disse ao Jornal de Angola.
Rui Sampaio considerou o "cinco” nacional de "outsider” (intruso) na série, onde vai procurar fazer o melhor. "O nosso grande desafio é formar um conjunto forte e bastante competitivo. Individualmente temos bons jogadores. À partida somos considerados os mais fracos do grupo. Temos uma ligeira vantagem, porque ninguém conhece a nossa Selecção Nacional”,  considera o seleccionador nacional.

Questionado sobre os adversários, o treinador mostrou-se optimista e traçou como objectivo ficar entre os três primeiros lugares, apesar de reconhecer a qualidade dos oponentes.
"A sequência de jogos dá-nos alguma esperança, porque só vamos jogar com a Espanha na última jornada. Acredito que nos dois primeiros jogos temos de chegar aos quatro pontos, para pensar na outra fase da prova. O objectivo é ficar entre os três melhores terceiros. Sei que será difícil, mas é o objectivo”, disse optimista.
A Selecção Nacional ocupa a 45ª posição do 'ranking' da FIFA de futsal, divulgado ontem pelo organismo reitor mundial, com 1044 pontos.

Na ronda inaugural do Mundial, Angola joga no dia 14 de Setembro frente ao Japão na Arena de Klaipeda, na cidade com o mesmo nome, em desafio do Grupo E. O "Cinco” nacional enfrenta no dia 17 de Setembro, a similar do Paraguai, para a segunda jornada,  e encerra a primeira fase contra a Espanha, no dia 20 de Setembro. Para os oitavos de final do mundial, apuram-se os dois primeiros classificados dos seis grupos, mais os quatro melhores terceiros.
 
Outros africanos    

O Egipto, outro representante africano, está no grupo B, ao lado da Rússia, Uzbequistão e Guatemala, enquanto Marrocos se encontra na série C juntamente com Portugal, Tailândia e Ilhas Salomão.

Na primeira jornada, o Egipto mede forças com a Rússia e Marrocos enfrenta as Ilhas Salomão.
A cidade de Kaunas vai sediar o jogo de abertura, no dia 12 de Setembro, e a partida da final, a 3 de Outubro.
Vilnius, capital da Lituânia, recebe os jogos da fase de grupos e dos quartos-de-final, enquanto Klaipėda recepciona todas as partidas da etapa preliminar.

Os jogos dos oitavos de final disputam-se nos dias 22, 23 e 24 de Setembro, enquanto as partidas dos quartos-de-final estão agendadas para 26 e 27 de Setembro. As meias-finais estão marcadas para os dias 29 e 30 de Setembro.  A  definição do terceiro lugar e a final jogam-se no dia 3 de Outubro.
 
Necessidades
A Federação Angolana de Futsal (FAFUSA) precisa de um mínimo de 35 milhões de kwanzas, para o início dos trabalhos de preparação em Luanda.   
A informação foi apurada, na quinta-feira, pelo Jornal de Angola, durante uma reunião de direcção da FAFUSA realizada na Cidadela.

"A direcção da Federação continua a bater portas para conseguir o dinheiro, mas está  difícil”, disse um dirigente presente na reunião.
De acordo com a fonte da direcção, o dinheiro serve para suportar os encargos logísticos (transporte, alojamento, alimentação, medicamentos, recintos de treino, subsídios e testes da Covid-19) da Selecção Nacional.

O "JA” apurou que o seleccionador nacional propôs um estágio do grupo de trabalho no local da competição. Rui Sampaio solicitou à FAFUSA para trabalhar com o grupo no Lubango, com a intenção de evitar-se a pressão de Luanda e a falta de recintos para a preparação.
Para o estágio, a equipa técnica leva apenas 18 jogadores, já que para a fase final do mundial seguem apenas 14 atletas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto