Cultura

Teatro encerra programação no Kuimbila Ni Kukina Semba

Analtino Santos

Jornalista

Com a apresentação da peça de teatro “O Boato” e a palestra em torno das artes cénicas a programação cultural do Kuimbila Ni Kukina Semba para o ano de 2021 encerrou na semana passado, no Salão João Adilson, no Bairro Marçal. Cirineu Bastos, António de Oliveira “Delon”, Carlos Lamartine e Dadiva Jardim estiveram no centro das atenções.

28/12/2021  Última atualização 04H25
© Fotografia por: DR
Depois de um ano marcado com concertos, o encerramento das actividades foi direccionado ao teatro. No primeiro momento António de Oliveira "Delon” fez uma incursão historia do teatro nos primeiros anos da independência, como membro da JMPLA recordou uma peça onde era contada a historia de Angola que em 1976 fez seis meses, no São Pedro da Barra.

Delon em dias de revelações diz que tem como a primeira internacionalização de uma peça angolana, uma que tinha como personagem principal Hoji-ya-Henda e foi apresentada na Nigéria, mas que eles ficaram desapontados porque o líder juvenil foi representado por uma actor branco para a desilusão dos nigerianos.

Um outro momento, as presenças de Olosenjo Obasanjo e Lopo Nascimento assistindo um espectáculo deitados numa esteira no largo 1º de Maio. A participação dos cubanos na formação dos primeiros instrutores de teatro também foi recordado com nostalgia. de forma cronológica destacou as obras "Dileno” peça baseada numa obra de Óscar Ribas, "Panelas de Cocambala” a primeira versão de "Cassinda não Volta atrás” de Armando Rosa e depois o movimento que levou o teatro para a televisão.

Por fim lamentou a pouca intervenção das autoridades no teatro e reconheceu ser a vertente artística que mais movimenta a população e com uma programação regular. António de Oliveira é um dos mais antigos actores com passagens pelo teatro, cinema e televisão.

Ainda jovem acompanhou grupos como Botafogo, Nzaji Ua Xikelela e depois de 1975 participou no movimento artístico e revolucionário. Nas duas últimas décadas está envolvido no associativismo cultural, estando o carnaval no centro. O segundo e último momento foi a exibição da peça "O Boato” onde Cirineu Bastos, Dádiva Jardim e Delon contracenaram.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura